sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioAmazonasEscolas de Ensino Fundamental adaptam estrutura para retorno das aulas

Escolas de Ensino Fundamental adaptam estrutura para retorno das aulas

Com o retorno das atividades escolares presenciais marcado para a próxima quarta-feira, 30, as escolas de Ensino Fundamental da rede estadual receberam adaptações na estrutura para recepcionar seus alunos da forma mais segura possível contra a Covid-19. Em todo o Estado, 107 unidades de ensino foram adaptadas para receber 111 mil alunos e 3 mil professores.

Para o retorno, as escolas receberam totens de álcool em gel e tapetes sanitizantes, e pias foram instaladas. Ao todo, o investimento abrange 16 mil dispensers de álcool, 135 mil litros de álcool gel, 650 totens de álcool, 428 pias e 800 tapetes. Para os alunos, que precisarão respeitar o distanciamento social e a lotação máxima das salas de aula, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) vai fornecer máscaras.

“O retorno às aulas presenciais no Ensino Fundamental vai acontecer agora no próximo dia 30 de setembro, e nós estamos com 107 escolas preparadas para receber os mais de 111 mil alunos dos anos iniciais e dos anos finais. Para isso nós fizemos um grande investimento na aquisição de EPIs (equipamentos de proteção individual) e na adequação da infraestrutura das escolas para o atendimento aos novos protocolos de saúde”, explica o titular da pasta, Luis Fabian Barbosa.

Para o gestor da Escola Estadual Professora Alda Barata, Rubens Assayag, a nova estrutura da unidade traz segurança no retorno das aulas. Ao todo, 525 alunos estudam na escola em dois turnos.

“A nossa escola recebeu toda a estrutura por parte da Seduc, seguindo todo o protocolo de saúde. Com isso nossos alunos estão todos preparados e bastante ansiosos, querendo retornar para nossa escola, principalmente porque as adequações que estão sendo oferecidas a eles oferecerem segurança em todos os sentidos, para que esses alunos possam ter um retorno adequado para o ensino que eles vão receber”, afirma Assayag.

De acordo com o gestor, as turmas serão divididas pela metade nas aulas e no horário de merenda. “Temos cada turma dividida em dois grupos, e cada sala tem disponibilidade de 16 carteiras, o que compõe o primeiro grupo, no primeiro dia, com 16 alunos, e no segundo dia, mais 16 alunos, que vão estar na nossa sala de aula”. Quando não estiverem na escola, os alunos deverão acompanhar as transmissões do “Aula em Casa”.

Testagem

Assim como ocorreu em relação aos professores de Ensino Médio, a Seduc realiza a testagem para Covid-19 para os professores do Ensino Fundamental da rede pública estadual. “Já testamos mais de 8.500 professores, de um total de 9 mil. Estamos finalizando até quarta-feira próxima, dia do início das atividades, todos os professores já terão sido testados”, explica Fabian.

 

Informação Assessoria 

Foto: Arthur Castro/Secom

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui