terça-feira, julho 1, 2025
InícioAmazonasPlano de cirurgias ortopédicas do Governo do Amazonas beneficia 76 pacientes na...

Plano de cirurgias ortopédicas do Governo do Amazonas beneficia 76 pacientes na primeira semana

Os três grandes Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) da capital – João Lúcio Machado, Platão Araújo e 28 de Agosto – realizaram 76 cirurgias ortopédicas durante a primeira semana do plano de “Giro de Leitos – 30 dias”, que está sendo executado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), como parte do plano de contingência montado pelo Governo do Amazonas para o período sazonal das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), que trabalha na reorganização da rede com o aumento no número de leitos.

Com isso, a SES-AM pretende potencializar a resolutividade dos atendimentos que mais exercem pressão sobre os prontos-socorros, reduzindo as hospitalizações e as taxas de ocupação nessas unidades, realizando esses procedimentos em um horário diferenciado, além do que já é rotina do hospital.

As 76 cirurgias realizadas equivalem a um aumento de quase 70% do que era previsto pela SES-AM nesse início do planejamento. Os dados foram apresentados durante a reunião de avaliação com a equipe da secretaria, na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), na noite de terça-feira, 03.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, o objetivo da reunião foi avaliar se as metas haviam sido alcançadas e quais ajustes serão necessários para melhorar o plano na segunda semana de execução. “Nós atingimos o objetivo da primeira semana, que era realizar uma média de três cirurgias por dia em cada pronto-socorro da cidade de Manaus; por dia, nós fizemos por volta de 9 ou 10 procedimentos de cirurgia ortopédica. Nós estamos avançando”, afirmou.

Marcellus destaca que, por ser um plano de 30 dias, haverá encontros semanais para que o propósito de beneficiar 180 pacientes seja cumprido. “Todos esses dados estão sendo compilados em dashboard, um banco de dados para que nós possamos entender o problema da ortopedia aqui no Estado do Amazonas e, ao mesmo tempo, prepararmos um plano de ação de 90 dias, depois de um ano, para evitar que isso volte a ocorrer”, disse.

A secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde, Nayara Maksoud, explica que, para o plano, as salas cirúrgicas dos três HPSs são utilizadas no período noturno para a realização das cirurgias ortopédicas de segundo tempo, ou seja, quando deixam de ter perfil de urgência e emergência e podem ser programadas. O uso das salas nesse horário permite que os espaços sejam aproveitados em um horário que, até o início do plano, ficava ocioso.

A secretária também falou sobre o andamento do planejamento. “Identificamos hoje que na primeira semana nós iríamos realizar 45 cirurgias, mas ultrapassamos a meta. Conseguimos chegar a 76 cirurgias já realizadas, com uma alta desses pacientes de 24 a 48 horas no pós-operatório, e até agora consideramos que o projeto está sendo realizado com eficácia”, ressaltou a secretária.

Reforço

As unidades foram reforçadas com recursos humanos, equipamentos e insumos. A SES-AM contratou de forma temporária, pelo período de 30 dias, 85 técnicos de enfermagem para reforçar o quadro das três unidades. Também foram adquiridos materiais, como perfuradores, e houve reforço no abastecimento de órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs), indispensáveis para a realização dos procedimentos.

 

 

 

Informação Assessoria 

Foto: Rodrigo Santos/SES-AM e Divulgação

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui