segunda-feira, setembro 16, 2024
InícioDestaquesAmazonino rebate críticas de David Almeida em debate e garante melhoria na...

Amazonino rebate críticas de David Almeida em debate e garante melhoria na saúde de Manaus

O debate ocorrido nesta quarta-feira, 25, transmitido pela TV Norte, antes da eleição do segundo turno para a prefeitura de Manaus, entre os candidatos Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante), contou com ataques, respostas e apresentação dos projetos de acordo com os temas propostos para serem abordados.

O debate iniciou com os candidatos falando sobre o tema UBS e medicamentos e David Almeida abriu a rodada de discussão afirmando que vai aumentar a cobertura das Unidades Básicas em Manaus, além de construir outras seis unidades em seis meses, também zerar as filas e criar um parque de imagens, para atender a demanda primaria na saúde pública, a saúde de baixa complexidade.

Amazonino rebateu o que foi dito pelo adversário e disse que saúde de baixa complexidade não comporta cirurgias. “O candidato nem sabe disso, é natural, ele não tem experiência. E, essa história em dizer que vai acabar com fila, ele já fez isso, é pedalada, é enganação, não tem experiência, não tem vivência, essa conversa vai quem quer. Isso pode se repetir naturalmente o que houve no passando, quando eu advertia sobre o Sr. Wilson, que daria problema, e não deu outra”, disse o ex-governador.

O candidato do Podemos disse que desafia alguém mais a falar sobre saúde pública. “Tanto em Manaus, quanto no interior, todos os hospitais modernos foram feitos por mim. As maternidades, os prontos socorros e as centrais de medicamentos. Nos meus governos nunca se imaginou que houvesse qualquer má aplicação de recurso público”, disse Amazonino.

Em resposta, David disse que o ex-governador merece todo o respeito por sua história, mas, afirmou que o adversário não tem nenhuma proposta, que só sabe atacar, inventar e colocar inverdades.

“Você eleitor, vamos discutir a Manaus do futuro, e não o passado. Não vamos discutir quem fez alguma coisa a 30 anos atrás. Você precisa escolher o prefeito que tenha proposta para discutir o futuro. Quem vive de passado é museu”, cutucou David.

Sobre o tema de água e esgoto, Amazonino Mendes disse que o problema era e ainda é do Estado, mas, mesmo assim, resolveu o problema com a antiga ‘Colama’, que acabou com isso. “O que eu fiz resolveu muito, ajudou muito. Esgoto é uma questão de verba federal. Mas, eu na Prefeitura sei como resolver”, disse Amazonino.

Em relação a resposta de Amazonino, o candidato David Almeida disse que hoje o Estado paga uma das tarifas mais caras do país por conta do que ocorreu lá atrás, quando o ex-governador vendeu a Cosama.

“Nós não recebemos o que a nova empresa tem no contrato, então, o próximo prefeito terá que resolver isso. Lembrando que a concessão de água é uma questão do município, talvez lá no passado esse problema era do Estado, mas, hoje, isso é problema do município, que vamos corrigir para que a empresa possa cumprir o que está pactuado no contrato”, disse.

David Almeida disse que o amazonense paga uma das tarifas mais caras de água e esgoto pelo fato de Amazonino Mendes ter vendido a antiga empresa (Cosama), assim como a Cigás.

Em resposta, Amazonino disse que seu adversário mente, que a Cosama está aí, que o que houve foi uma licitação correta e da maneira mais transparente possível.

Tema livre

Sobre os temas livres, David Almeida perguntou de Amazonino sobre a questão de ajuda de R$ 300. Por sua vez, Amazonino Mendes disse que David quer confundir o povo de qualquer maneira, que o valor representará a 7,5% do orçamento do município. “É claro, não vou começar dando esse valor de imediato, vamos ter que mandar a proposta para a Câmara Municipal para aprovar a proposta”, disse Mendes.

Amazonino Mendes chegou, ainda, a chamar David ‘lobo em pele de cordeiro’ e afirmou que o candidato recebe apoio de Wilson Lima (PSC).

Retrucando a resposta do ex-governador, David Almeida disse que Wilson Lima foi funcionário de Amazonino. “Wilson Lima é cria da equipe de marketing de Amazonino para me desgastar na eleição de 2018”, disse David.

Rebatendo, Amazonino disse que o ex-deputado mente de forma extraordinária. “A verdade é a seguinte, eu estou e vendo e vou repetir. Estou vendo Wilson Lima”, criticou.

Sobre o tema livre, Amazonino pediu para David explicar a verdadeira relação com Wilson Lima.

Em resposta, David Almeida disse que é um candidato independente, que está a três anos lutando contra o próprio ex-governador, além de Omar Aziz (PSD), Arthur Neto (PSDB), Alfredo Neto (PL) e Eduardo Braga (MDB), assim como Wilson Lima, a quem disse ser cria de Amazonino.

“Eu sou candidato para reestabelecer os fatos nessa cidade. O Amazonino foi um problema criado por Omar quando não me permitiu ser governador. Wilson Lima foi uma cria de Amazonino em 2018, para exatamente dividir os meus votos, para ele ir para o segundo turno. E agora, ele cria esse problema dizendo que eu tenho alguma relação. Eu estou sendo processado por Wilson Lima por falar o que falo, a verdade! Essa tragédia iniciada foi eu que disse, para não embarcar nesse avião sem experiência”, disse David.

David disse mais: “Amazonino é o candidato do Eduardo Braga, do Arthur Neto, do Wilker Barreto e representante da Lava Jato”, disse.

Amazonino rebateu: “Ele, realmente, é o candidato do Wilson Lima. Ou você acha que o governador vai votar em mim? Vai votar em quem? Nele! Eles estão escondendo o Wilson Lima, e isso é normal, pois, enganou o povo. David é sim candidato do Wilson Lima, e pra frisar, eu não escondo meus apoios. Quem quiser me apoiar, pode apoiar, eu só não faço cambalacho. Negociação. Sabe lá o que está por trás desse apoio”, disse o ex-governador.

 

 

Informação Portal O Poder

Foto: Montagem

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui