Em Parintins, a pandemia do novo coronavírus afetou toda a população, principalmente quem precisou procurar atendimento no hospital de referência contra a Covid-19 do município, onde pacientes se depararam com superlotação, falta de UTI e testes insuficientes para diagnóstico da doença.
Nesta semana, uma paciente relatou em suas redes sociais, que a testagem disponibilizada pela prefeitura, para secretaria de saúde de Parintins, aos pacientes que procuram auxílio no início dos primeiros sintomas, não é o exame padrão conhecido como RT-PCR, realizado nos pacientes.
Com falta da realização do exame, os pacientes alegam receber a orientação de esperar a evolução da doença, e em casos mais graves, receberem o atendimento para internação, e para os sintomas leves, eles relatam que são orientados a aguardar.
Parintins já totaliza 7.268 casos confirmados de Covid-19, com 163 óbitos de acordo com os dados atualizados nesta última segunda-feira, 04, pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). O quadro epidemiológico do município reflete o descaso do poder público municipal com a população.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Parintins, para questionar sobre as alegações da paciente sobre falta de exame e realização de testagem da doença, mas até a publicação dessa matéria não obteve respostas.
Foto: Divulgação