O Amazonas teve nesta segunda-feira, 18, a primeira pessoa do estado vacinada contra a Covid-19, foi a indígena Vanda Ortega Witoto, que é técnica de enfermagem e pertence a etnia Witota.
“Viva o povo indígena! Que todos os povos indígenas sejam vacinados. Esse estado precisa olhar mais para as populações indígenas do Amazonas, esse momento representa muito para o meu povo e para os outros 63 povos indígenas do Amazonas”, declarou Vanda.
A indígena recebeu a primeira dose da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em São Paulo, e deve tomar a segunda dose após 28 dias.
Em solenidade simbólica para representar o início da vacinação no Amazonas, o evento foi comandada pelo governador Wilson Lima, que não detalhou sobre o Plano Estadual de Imunização Covid-19, mas esclareceu que o estado já possui 306 mil doses.
“O estado do Amazonas já possui 306 mil doses da Coronavac, sendo, 256 mil doses enviadas pelo Governo Federal, e 50 mil oriundas do Governo de São Paulo. O processo de distribuição delas começará assim que chegarem em Manaus, podendo assim serem utilizadas”, declarou Wilson Lima.
Foto: Ericles Albuquerque