sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioAmazonasWilson Lima anuncia flexibilização do decreto com restrição de circulação das 19h...

Wilson Lima anuncia flexibilização do decreto com restrição de circulação das 19h às 6h

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou nesta sexta-feira, 05, ajustes no decreto das medidas restritivas para o enfrentamento do coronavírus no estado, que está na fase roxa, a mais crítica, alterando a restrição da circulação de pessoas das 19h às 6h. Novo decreto vale a partir de segunda-feira, 08, e vai até o dia 15.

De acordo com o anuncio do decreto, Wilson Lima reforçou que a circulação está permitida para as pessoas que tiveram a necessidade de idas ao supermercados, farmácias, hospitais e outras emergências.

O comércio poderá funcionar somente por meios eletrônicos e internet, na modalidade delivery, com entregas autorizadas das 8h às 17h. Assistências técnicas de fogões, geladeiras e aparelhos de ar-condicionado passam a ser autorizados no horário de 8h às 17h.

Assistências técnicas de celulares, na modalidade delivery e empresas controles de pragas passam a funcionar de 8h às 17h. As indústrias poderão funcionar no período de 24h, ajustando os turnos para não haver deslocamento dos funcionários entre 19h e 6h.

Coleta e entrega de cargas para indústria está permitida entre 6h e 18h. Obras estão liberadas na área da saúde, indústria e infraestruturas, assim como obras emergenciais em infraestruturas básicas. Fica permitido também, obras em canteiros de contrução multi familiares, com transporte concedido pelo responsável pela obra.

Lojas de conveniências poderão funcionar até as 18h sem consumação no local, restaurantes e bares de 6h às 22h, somente como delivery, podendo funcionar como drive-tru. Instituições de cunho filantrópico só podem fazer arrecadação de doações de 8h às 17h.

Dados epidemiológicos

De acordo com Cristiano Fernandes, diretor-presidente da Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS-AM), o estado tem apresentado uma desaceleração e estabilização nas ocorrências de casos Covid, após a tomada de medidas restritivas, mas alega que a transmissão ainda está elevada conforme os números registrados, que ainda se enquadra na fase roxa, a mais crítica.

Vacinação

Ainda hoje, Cristiano Fernandes garantiu que o estado deva superar a marca de 90 mil pessoas vacinadas, e com a chegada da nova remessa do imunizante, prevista para este final de semana, garantirá a cobertura de imunização para todos os profissionais da saúde do interior e capital, atendendo a rede pública e particular de saúde, incluindo ainda, o grupo prioritário de idosos entre 70 e 74 anos.

Wilson Lima garantiu que após reunião com Eduardo Pazuello, o ministério da saúde encaminhou um pedido de análise ao Programa Nacional de Vacinação (PNI), para que o Amazonas receba até o dia 30 de março 1.300.000 doses da vacina, quantidade que deve  atender um terço da população do estado.

Leitos

O Secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, informou que o estado está em uma força-tarefa para fazer abertura de 350 novos leitos na rede pública de saúde, sendo 100 deles para terapia intensiva, e que ainda hoje 60 leitos já foram incrementos Hospital Nilton Lins. Usinas de oxigênios também estão sendo montados.

Foto: Reprodução / Internet

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui