sábado, outubro 19, 2024
InícioAmazonasUsina com capacidade para produzir 2,4 mil metros cúbicos de oxigênio medicinal...

Usina com capacidade para produzir 2,4 mil metros cúbicos de oxigênio medicinal será instalada no HPS 28 de Agosto nesta semana

O Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus, contará com reforço para a geração independente de oxigênio medicinal (O2), a partir da instalação, nesta semana, de uma usina com capacidade para produzir 2.400 metros cúbicos/dia do insumo. É a maior entre os 69 equipamentos desse tipo, previstos para o Estado, no Plano de Contingência traçado para o enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Segundo o titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique Lima, o hospital receberá uma rede elétrica exclusiva para o abastecimento da usina. A instalação ocorrerá com o apoio da Amazonas Energia, concessionária que atua no Estado.

O aumento no consumo, em especial no mês de janeiro, gerou escassez do produto na região. Atualmente, as unidades de saúde públicas e privadas utilizam, em média, 86 mil metros cúbicos de O2, um aumento de 186% em relação à primeira onda da Covid-19 no Amazonas, ocorrida em meados de abril de 2020. Grande parte, impulsionada pelo aumento nas hospitalizações de pacientes com Covid-19.

Hoje, o HPS 28 é uma das principais unidades de atendimento a pacientes com Covid-19. Com a usina, que será destinada pela fornecedora de gases medicinais White Martins, haverá aumento na oferta de oxigenioterapia, fundamental ao atendimento especializado de pacientes com diversos tipos de alterações respiratórias.

O equipamento ajudará a manter o equilíbrio entre oferta e demanda do insumo na capital. Segundo o secretário de Estado da Saúde (SES-AM), Marcellus Campêlo, o equilíbrio na geração e consumo de O2 na rede pública de saúde do Amazonas, permitirá a ampliação do número de leitos em Manaus. Serão, ao todo, mais 350, conforme o planejamento, sendo 100 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 250 clínicos. O processo teve início na última semana, no Hospital de Campanha Nilton Lins, que ativou 60 unidades, sendo 22 de UTI.

Estratégia

A estratégia de implantar miniusinas na capital e no interior foi traçada a partir da cooperação entre os Governos do Estado e Federal. Os 69 equipamentos devem gerar, de forma independente, 31.800 metros cúbicos de oxigênio medicinal, volume considerado significativo. Dessas, 30 estão em fase final de aquisição pela SES.

Hoje, a produção local da planta industrial da White Martins é de, em média, 30 mil metros cúbicos/dia. O fornecimento é complementado pela parcela do produto que chega ao Estado, oriunda de outras unidades federativas e até de países vizinhos. O transporte conta com o apoio do Ministério da Defesa.

 

 

 

Informação Assessoria 

Foto: Arquivo/SES-AM

 

 

 

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui