O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou neste sábado, 13, ajustes para o comércio no decreto das medidas restritivas para o enfrentamento do coronavírus no estado, que saiu da fase roxa, a mais crítica, para a fase vermelha, mantendo a restrição da circulação de pessoas das 19h às 6h. Novo decreto vale a partir de segunda-feira, 15, e vai até o dia 21.
O decreto alterado permite o funcionamento de todo comércio em geral na modalidade drive-tru, de 8h às 15h, mediante a um plano de operacionalização do sistema elaborado por associações comerciais, submetidos ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que será definido.
De acordo com Wilson Lima, após reunião com representantes dos comerciantes, ocorrida nesta última semana, alguns planos já foram apresentados, aguardando ainda a proposta das associações dos comércio do Vieiralves, Fuxico, Manoa e da Rua do Comércio no Parque Dez, para dar conclusão na nova medida.
A alteração do decreto recomendou para Prefeitura de Manaus, a disponibilização dos agentes de trânsito, profissionais do Procon e Devisa, para ajudarem no auxílio da fiscalização das novas medidas para o comércio.
Fica permitido das 8h às 17h o funcionamento do comércio eletrônico, obras de manutenção emergenciais em residências, serviços de oficinas mecânicas, com exceção de funilaria e pintura, com agendamento de horário para evitar aglomerações.
Os serviços de salões de beleza, barbearia e similares, ficam permitidos exclusivamente em atendimento domiciliar. O transporte intermunicipal está permitido somente para passageiros em serviços essenciais para saúde ou execução de atividades e serviços permitidos no decreto.
O transporte de carga com itens essenciais fica autorizado. Na indústria o transporte fica liberado no período de 24h, assim como de seus funcionários.
Foto: Reprodução