O evento que marca a abertura dos festejos juninos do Boi Garantido, conhecido como “Alvorada do Boi Garantido”, irá acontecer esse ano de forma virtual. A festa acontece no dia 30 de abril para o dia 1° de maio e marca a arrancada do “Boi da Baixa” rumo a mais uma disputa na arena. Aqueles que quiserem conferir podem acessar via: TV A Crítica e canal Garantido no YouTube e Facebook, a partir das 23h.
Projetado para ser um encontro emocional com a torcida e os itens que compõem o elenco de artistas do boi, a iniciativa irá possibilitar a realização de uma live que pode adentrar a madrugada no melhor que o Garantido pode oferecer: sua história e tradição. A festa tem hora para começar mas, não tem hora para acabar, dizem seus organizadores.
“Projetamos algo para durar 2h30, mas, pela empolgação do público, talvez tenhamos que ampliar”, explicou o presidente do Garantido, Antônio Andrade. Para o gestor, o fato de o festival não acontecer há dois anos, indica que a vontade popular pode prevalecer e ditar os rumos da live. “Se o povo vermelho estiver sintonizado e o feedback for bom, não têm porque não prosseguir”, adiantou Antônio.
Vazão de ideias
Impossibilitado de produzir espetáculo de arena, o Boi Garantido procura dar vazão a ideias que possam resultar em dividendos para seus artistas. “Sei que não podemos realizar grandes eventos aglomerativos, mas, isso não nos impede de criar iniciativas e alternativas para fazer girar a roda da economia para os nossos artistas”, destacou Antônio.
Para manter o clima de festa popular, a direção do Boi Garantido escalou o experiente produtor Jorge Kennedy para dirigir o evento. A ideia foi captar os sentimentos e emoções de “casas” que seriam “visitadas” pelo Garantido na noite da Alvorada. “Montamos cenários, retratando casas que seriam visitadas pelo boi na noite da Alvorada. Esses locais nao seguem o itinerário do que seria o evento na rua, mas, são uma rota emocional identificada com a historia do Garantindo”, sintetizou Kennedy.
De acordo com o produtor, a cada casa uma emoção. “Não seguimos o roteiro de ruas no que seria a ‘Alvorada’ normal. Optamos por escolher torcedores símbolos. Visitamos a casa do Braulino, compositor de ‘Tic Tic Tac’, a casa da Maria Célia Valente, torcedora histórica do boi. A casa do Emerson Maia enfim, um roteiro sensível à memória afetiva do Garantido”, explicou o produtor.
Na casa dos Faria
Um dos momentos mais significativos para o registro da live “Festa da Alvorada”, foi a entrevista com Zezinho Faria, Antônio Faria, irmãos do agora saudoso apresentador Paulinho Faria. Além deles o sobrinho João Paulo Faria também prestou homenagens ao tio. Paulinho sucumbiu à Covid-19, mas deixou um legado. A criação da Alvorada é mais uma das contribuições de Paulinho, à festa parintinense.
“Meu tio foi um baluarte. Um esteio cultural do Garantido. Muito do que o Garantido é, se deve à criatividade de Paulinho Faria”, apontou João Paulo Faria, atual Amo do Boi Garantido.
Outras casas
Além de visitar torcedores de renome, o boi Garantido fez questão de visitar torcedores que há a muito estão quase que relegados ao esquecimento. Estes também são história viva do Garantido. “Visitar a família do Zomar (antigo batuqueiro), Maria Célia Valente (umas das comadres do boi) se faz necessário. Isso é a história viva”, finalizou o apresentador Israel Paulain.
O que é a Festa da Alvorada ?
A “Festa da Alvorada” é um evento que reúne de 20 a 30 mil pessoas nas ruas de uma cidade de 120 mil habitantes. Esse é o evento que marca a abertura junina do Boi Garantido, um dos ícones do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas.
A festa é uma tradição herdada dos tempos em que o Boi Garantido amanhecia nas ruas da cidade nos anos 1930, 1940, 1950. Depois da farra era hora de voltar para o curral da “fazenda do Boi-Bumbá Garantido”.
Nos anos 1970, os irmãos Paulinho Faria e o artista plástico Jair Mendes, resolveram fazer o movimento inverso: ao invés de voltar para o curral, a ideia era acordar a cidade ao som dos tambores e das toadas do folguedo junino do Boi Garantido.
Nascia assim aquilo que para os parintinenses é o marco da folia popular do Boi-Bumbá amazônico e a arrancada da folia bovina do festival de Parintins: a Festa da Alvorada, com direito a trio elétrico (potente carro de som), batucada (percussão), cantores de toada e uma multidão nas ruas. Até o sol raiar.
Formato 2021
Por conta da pandemia, a Festa da Alvorada será no formato live. Terá início às 23h do dia 30 de abril até a 1h30 (o horário pode se estender segundo a organização) do dia 01 de maio. Será dividida em quatro blocos ao vivo e cinco blocos gravados. Perfazendo nove intervalos durante as 2h30 de apresentação.
O evento contará com a participação dos itens oficiais, incluindo os levantadores de toada: David Assayag. Edilson Santana. Sebastião Jr. e Márcia Siqueira. Todos os protocolos de segurança como distanciamento, uso do álcool em gel, máscaras e higienização de equipamentos como microfones, por exemplo, serão adotados.
Informação Assessoria
Foto: Divulgação