sábado, setembro 7, 2024
InícioAmazonasRecomendação da DPE faz Comitê se colocar contra retorno das aulas da...

Recomendação da DPE faz Comitê se colocar contra retorno das aulas da Seduc em Parintins

Por intervenção da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), Polo do Baixo Amazonas em Parintins, o Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus se colocou contra o retorno hibrido das aulas na rede estadual no município. A reunião foi realizada na última de sexta-feira, 21 de maio.

No encontro do Comitê, realizado na biblioteca Tonzinho Saunier, a DPE-AM relatou a visita realizada nas escolas e chamou a atenção para interrupção da metodologia de ensino aplicada com o retorno hibrido.

“Sobre o retorno das atividades presenciais nas escolas estaduais, apenas, nas escolas estaduais, já que as municipais ainda não retornaram a suas atividades presenciais, a DPE-AM esteve presencialmente em algumas escolas para analisar a situação sobre o planejamento ou se as escolas estão preparadas para esse retorno e alguns pontos foram identificados e debatidos na reunião do Comitê”, afirmou a defensora Renata Almeida.

Apesar da determinação do Governo do Estado para o retorno das aulas presencial em Parintins, ainda não há um planejamento por parte da Secretaria Municipal de Saúde para a imunização dos profissionais da educação, de acordo com a coordenadora da DPE de Parintins, doutora Renata Almeida.

“Dentre esses pontos, e talvez o principal de todos, é que as escolas etaduais retornam as atividades presenciais, mas o plano de vacinação é municipal, e esse plano de vacinação municipal não contempla como grupo prioritário os profissionais da educação e os demais profissionais. E acontece que exista a possibilidade de contato presencial de contágio do vírus e existe um movimento dos pais e também dos alunos, com medo de como é que esse retorno vai ser possível diante dessa circunstância. Tudo isso foi levado para o prefeito (Bi Garcia) que vai analisar essa situação e vai tentar achar uma via, já que é uma determinação do Estado para que as aulas voltem nas escolas estaduais. As municipais, por hora, ainda não vão retornar e ainda estão realizando o planejamento para que retorne de forma segura”. Pontuou a defensora.

Mandado de segurança

O movimento contrário ao início das aulas semipresenciais em Parintins ganhou o apoio de um grupo de pais dos alunos que formaram uma coleta de assinatura dos responsáveis.

A ideia é coletar o maior número de assinaturas para encaminhar ao coordenador da Seduc em Parintins e ao secretário de Estado da Educação do Amazonas, Luiz Fabian Pereira Barbosa.

As listas com as assinaturas também serão encaminhadas para o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), além da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM).

A intenção dos professores e pais de alunos é buscar na Justiça um Mandado de Segurança para a suspensão das aulas presenciais na rede estadual de educação.

 

 

 

 

Conteúdo Por Marcondes Maciel

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui