domingo, agosto 3, 2025
InícioAmazonasEm Parintins, Hospital Padre Colombo reduz atendimento de emergência e é pauta...

Em Parintins, Hospital Padre Colombo reduz atendimento de emergência e é pauta na Câmara Municipal

O comunicado informando sobre a possível redução nos atendimentos de plantão na área de emergência do Hospital Padre Colombo foi pauta na tribuna da Câmara Municipal de Parintins.

Com a sobrecarga no atendimento em todas as especialidades médicas, verificadas nos últimos meses, a direção do hospital decidiu reduzir o atendimento de emergência por falta de profissionais para atender o grande número de pessoas que procuram aquela unidade de saúde. A medida entrou em vigor ontem na nessa última segunda-feira, 24.

Em pronunciamento na sessão parlamentar de terça-feira, 25, o vereador Flávio Farias (PSD), na qualidade de presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo, disse que alertou com antecedência as autoridades sobre o problema, inclusive com várias visitas técnicas no Padre Colombo (HPC).

Ao longo dos anos o HPC enfrenta sérios problemas com a falta de estrutura e financeira, ao ponto de a direção da casa de saúde chegar a cogitar o fechamento da unidade de saúde em definitivo.

“Nós fizemos várias visitas para se antecipar a esse problema, sabendo que se não contratassem mais três enfermeiros, com certeza, a emergência iria fechar”, afirmou o vereador Flávio Farias.

A atribuição para solucionar o problema recorrente no Hospital Padre Colombo seria de responsabilidade também da administração municipal, enquanto gestão plena em saúde, como afirma o vereador Flávio Farias.

“O gestor do município Frank Bi Garcia, ele está fazendo sua parte enquanto município. Mas ele também é gestor do SUS, é ele que responde pelo SUS. Então, nós pedimos com urgência nesta Casa (Câmara Municipal), para que a gente possa fazer uma força tarefa para resolver isso com urgência. O Padre Colombo, se tem que fazer dois mil atendimentos, está fazendo três mil. Então tudo está sendo extra e estar sobrecarregando”, pontuou o parlamentar.

Uma das alternativas para tirar a sobrecarga dos serviços do Padre Colombo seria liberar outros atendimentos no Hospital Regional Jofre Cohen, uma vez os números da Covid-19 reduziram no município, de acordo com o presidente da Comissão de Saúde, vereador Flávio Farias.

“Mas quando os casos de Covid-19 vão todos para o Jofre Cohen, as outras demandas do Jofre Cohen vão todas para o Padre Colombo, que já estava sobrecarregado. Então, aumenta muita mais a demanda. E lá no Padre Colombo também recebem pessoais nas UITs, principalmente as grávidas. Então, há de se conversar com o gestor (prefeito) que vai ter a sensibilidade, além do secretário, para que a gente possa resolver esse problema com urgência. Não podemos deixar o problema acontecer, não pode deixar o Padre Colombo fechar para tentar resolver. Eu venho falando isso há muito tempo”, argumentou Flávio Farias.

 

 

 

Da Redação O Antenado 

Foto: Reprodução 

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui