Com o intuito de melhorar o atendimento da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), em Parintins, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), deputado Roberto Cidade (PV), enviou ao Governo do Estado uma solicitação para construção da sede própria do órgão, que funciona atualmente em um prédio alugado.
Segundo Roberto Cidade, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, se comprometeu em doar um terreno para a construção da sede da DPE, no município. O parlamentar destaca, ainda, que a Defensoria da Ilha Tupinambarana atende também a população dos municípios de Barreirinha (distante 331 Km de Manaus em linha reta) e Nhamundá (distante 382.13 km em linha reta de Manaus).
“A Defensoria tem uma capacidade orçamentária limitada e um trabalho de suma importância para que os amazonenses tenham acesso gratuito à justiça. Por isso, é justificável o repasse financeiro ou mesmo a execução pelo Governo do Estado dessa obra, a qual vai valorizar não somente a instituição em si, como seus defensores e servidores que atuam diariamente em defesa dos direitos da população”, destacou.
Expansão
Administrada pelo Defensor Público Geral Ricardo Queiroz de Paiva, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas tem atuado fortemente para sua expansão no interior do Estado, seja com processos seletivos ou com novas unidades instaladas em cidades polo. Atualmente, a DPE está presente em oito municípios polo do interior: Lábrea (Purus), Coari, Tefé (Médio Solimões), Maués, Tabatinga (Alto Solimões), Humaitá (Madeira), Itacoatiara (Médio Amazonas) e Parintins (Baixo Amazonas).
Informação Assessoria
Foto: Evandro Seixas