O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), disse nesta segunda-feira, 14, que Manaus deve ter um novo mutirão de vacinação daqui a 15 dias. A declaração foi dada em uma coletiva de imprensa com o prefeito da capital, David Almeida, onde eles avaliaram a ação do fim de semana.
Desde às 9h de sábado, 12, 57 pontos de vacinação foram abertos em toda Manaus para imunizar as pessoas de até 40 anos. A Arena da Amazônia, o Centro Cultural Vasco Vasques e o Sambódromo funcionaram por 32 horas seguidas. Segundo o Governo, foram 141 mil pessoas vacinadas, sendo 62 mil no sábado e 79 mil no domingo, 13.
“Tínhamos recebido um quantitativo significativo de doses para que a gente pudesse fazer a imunização. Hoje chegamos aqui na certeza de que demos um passo muito importante, muito significativo”, disse o governador Wilson Lima, que completou:
O governador também ressaltou que o estado deve receber 44 mil novas doses de imunizante na quarta-feira, 16, e que todas devem ser encaminhadas para Manaus, para que a cidade consiga alcançar novos públicos na imunização contra o coronavírus.
Mas a secretaria de saúde do município, Shádia Fraxe, foi mais cautelosa. Ela acredita que ainda não é possível dizer se a vacinação na capital vai avançar para as próximas faixas etárias nos próximos dias.
“Não tenho como dizer que vamos começar daqui a 15 dias para o grupo de 30 anos em diante. Paralelamente, temos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e precisamos cumprir essas metas. Mas Manaus cumpriu quase 100% de todas essas metas e por isso pudemos antecipar o grupo dos 40 anos”.
Questionada se o próximo público será o de 30 anos em diante, Shádia também disse que é preciso fazer um novo planejamento estratégico, a partir do quantitativo de doses recebidas pela Prefeitura.
“Conforme a idade vai decrescendo, o público tende a ser maior. Dependemos da quantidade de doses, vamos ter uma conversa técnica com o Governo sobre repasse, mas não posso dizer que vai ser de 30 anos para cima, vamos colocar aí de 35 anos”, explicou.
Por fim, o governador também reforçou que espera vacinar toda a população do Amazonas acima dos 18 anos até agosto:
“Se o cronograma do Ministério da Saúde for mantido, até o final de agosto toda população acima dos 18 anos estará vacinada”, finalizou.
Conteúdo G1 Amazonas
Foto: Divulgação




