segunda-feira, setembro 16, 2024
InícioAmazonasEm Parintins, Bi Garcia autoriza funcionamento de bar próximo de área que...

Em Parintins, Bi Garcia autoriza funcionamento de bar próximo de área que desmoronou

Mesmo em meio à pandemia de covid-19, o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (DEM), autorizou o funcionamento de um bar e churrascaria próximo ao local em que o muro de contenção da cidade desmoronou, em março deste ano. O município sofre com o fenômeno regional de “terras caídas”, mas, para a Prefeitura, a área não oferece risco para que o estabelecimento comercial opere.

O bar “Tribus Steak House and Beer” foi aberto no último dia 3 e pertence ao produtor cultural e empreendedor Kelson Oliveira. Até mesmo a secretária municipal de Cultura da gestão de Bi Garcia, Karla Viana, utiliza as suas redes sociais pessoais para fazer propaganda direta do estabelecimento. A titular da pasta aparece em uma selfie tirada com o produtor cultural e empreendedor “convidando” os populares para o local.

Em fotos nas redes sociais tiradas na área do estabelecimento comercial, é possível ver que existe uma espécie de “buraco” na orla, ocasionado pelo desmoronamento.

No Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral da Receita Federal, o local está como “inapto” para funcionar desde 2018, por omissão de declarações. Confira:

Procurado, Bi Garcia não atendeu as ligações nem respondeu as mensagens em aplicativo de mensagens para comentar a autorização. Porém, a Prefeitura de Parintins enviou uma nota para O Poder explicando que a área não possui risco de desmoronamento.

Confira na íntegra:

Conforme levantamento técnico, a área não possui risco de desmoronamento, possibilitando o funcionamento do estabelecimento. Quanto ao funcionamento em período de pandemia, os bares, lanchonetes, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais estão autorizados a funcionar, obedecendo uma série de restrições impostas através de decreto municipal no combate à Covid-19.

No documento não há nenhum posicionamento da Gestão Municipal sobre as manifestações de sua secretária de cultura nas redes sociais.

Apuração de Responsabilidade

Em 8 de abril deste ano, o Procurador de Contas Roberto Cavalcanti Krichanã da Silva, do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), ofereceu “Representação com pedido de Medida Cautelar” contra o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, e demais envolvidos objetivando apuração e eventual responsabilização oriunda do desmoronamento do muro de contenção erguido na orla do município.

À época, o MPC-AM solicitou ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) concessão de medida cautelar para que se ordenasse a suspensão integral de todos os atos referentes ao convênio, tais como repasses à tomadora de recursos e ordenação de despesas e pagamentos em favor da empresa contratada de forma imediata. O valor do termo de convênio para custear a reconstrução do muro de arrimo tem valor estipulado de R$ 2,3 milhões.

“A gravidade do fato é deveras notória, seja porque lança questionamentos sobre a capacidade técnica da empresa executora em construir obras de contenção, seja porque o retardo na conclusão expõe parte da área urbana da cidade à situação periclitante ”,  escreveu o procurador do Ministério Público de Contas em sua representação.

 

 

Conteúdo Portal O Poder 

Foto: Reprodução 

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui