Totalmente abandonada, sem estrutura e com risco para receber seus alunos, a Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, localizada na comunidade do Fortaleza-Alto Castanho, zona rural de Manaquiri, é reflexo e mostra o descaso da prefeitura do município com a população.
As paredes e o piso da escola, que é de madeira, estão quebrados formando buracos na estrutura e faltam tábuas em algumas partes. O ramal de acesso à unidade é totalmente precário e sem condições para a passagem dos alunos pelo local, com trechos que ficam inacessíveis em tempos de chuva.

Moradores da comunidade do Fortaleza-Alto Castanho, que denunciaram o abandono, relatam que nunca viram a escola passar por uma reforma, receber benefício ou atenção do poder público municipal. Atualmente, alunos estão em ensino remoto.

A escola foi inaugurada em outubro no ano de 2000 e pertencia ao município de Careiro, mas após a atualização de uma demarcação topográfica a unidade passou a fazer parte de Manaquiri, onde desde a pose, após todos esses anos, não recebeu a devida reforma no local.

A atualmente, o prefeito de Manaquiri, Jair Souto (MDB), que foi reeleito ao cargo, é presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), mas não realiza ações voltadas para as comunidades rurais locais, que sofrem com as condições precárias nas unidades de ensino e nas demais áreas.
Ainda nesta semana, o Portal O Antenado publicou uma denúncia feita por pais de alunos da Escola Municipal Aliança, que retornaram as atividades institucionais sem água, sem estrutura e com infestação de insetos.
Foto: Reprodução