Trabalhadores da Saúde com 50 anos e mais e pessoas a partir dos 60, que tenham concluído o esquema vacinal há pelo menos seis meses, começam a receber nesta sexta-feira, 01, a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Além deles, seguirão sendo atendidos nos pontos de vacinação da Prefeitura de Manaus, com a dose adicional, pessoas com alto grau de imunossupressão.
A campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), imuniza ainda a população geral a partir dos 12 anos de idade, com primeira e segunda doses.
Horários da vacinação
Nesta sexta-feira e sábado, 1º e 2/10, os horários de funcionamento serão diferenciados: seis pontos estratégicos estarão abertos na sexta-feira, das 9h às 21h, e no sábado, de 9h às 18h. As unidades de saúde atenderão no horário de 9h às 16h, nos dois dias. Os endereços dos pontos de vacinação podem ser consultados no link http://bit.ly/localvacinacovid19 e nas redes sociais da secretaria.
Campanha
Seguindo a nova orientação do Ministério da Saúde na nota técnica nº 1.203/2021, a Semsa Manaus aboliu o intervalo entre a aplicação das vacinas contra a gripe e contra a Covid-19.
A Semsa dá prosseguimento, nesta sexta-feira, à vacinação com primeira e segunda doses para o público geral a partir dos 12 anos de idade. A capital está perto de completar 2,5 milhões de doses de vacinas aplicadas desde o início da campanha, dia 19 de janeiro deste ano, sendo 1,547 milhão de primeiras doses e 913 mil segundas doses. Mais de 52% da população vacinável já estão com o esquema vacinal completo.
Os adolescentes de 12 a 17 anos que forem tomar a primeira dose, deverão estar acompanhados pelo pai, mãe, ou uma pessoa maior de 18 anos, que deverá assinar uma declaração de responsabilidade no verso da cópia do comprovante de residência. Também precisarão apresentar um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS). Quem tiver 18 anos ou mais, precisa levar o documento de identidade original, com foto, CPF e o comprovante de residência, com cópia.
No caso da segunda dose, só é preciso apresentar o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Quem tiver perdido a carteirinha, pode comprovar pelo aplicativo ContecteSus, que pode ser instalado no celular.
A Semsa orienta que seja feito o cadastro prévio no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br), para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação e fornecer informações sobre a data do agendamento para a segunda dose.
Além disso, a Semsa também disponibiliza o “Filômetro”, no qual é possível verificar o movimento em cada um dos pontos de vacinação. A consulta pode ser feita no link bit.ly/filometrovacina.
Informação Assessoria
Foto: Divulgação