Uma mostra com fotografias sobre natureza, escolhidas em um concurso nacional, é o tema da segunda exposição do projeto Legado na Comunidade: Programa Arte e Jovens nos Museus, que incentiva crianças e adolescentes a frequentarem museus, ainda que de forma virtual. A mostra “Fotógrafos da Natureza” estará disponível para visitação a partir do dia 2 de fevereiro no site www.ntics.com.br/arteejovensnosmuseus. O acesso é gratuito.
Estudantes de 11 a 17 anos de Manaus poderão participar de visitas guiadas por um arte-educador para conhecer a exposição que, na cidade, terá como cenário o Museu da Cidade (antigo Museu do Paço). O objetivo é que os estudantes e todas as pessoas que acessarem a exposição possam sentir a experiência de visitar um museu, ainda que de forma virtual. O programa abrangeu capacitação para educadores da cidade, realizada em dezembro do ano passado.
Realizado pela Sustentabilidade e Cultura Produções, em parceria com a NTICS Projetos e patrocinado pela Whirlpool Corporation, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid e, ainda, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Joinville, a iniciativa pretende democratizar o acesso a programas culturais e incentivar as visitas presenciais a museus da cidade, especialmente após o período de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19.
Para quem tem interesse em ver como funciona o Programa, está no ar, no site do projeto, a primeira exposição “Habilidades do Futuro – A coragem de ser quem somos”, que faz um passeio pelas competências e aptidões mais demandadas em um futuro próximo, mais moderno e tecnológico. A exposição “Fotógrafos da Natureza” fica disponível para visitação até o final do mês de março. Após esse período, começa a terceira mostra do Programa, intitulada Empreendedoras do Século.
Cada exposição terá duração de dois meses. Após esse período, como legado para a comunidade local, a mostra continuará no ar e poderá ser acessada por toda a população. A expectativa é atender duas mil pessoas em Manaus. Além da exposição, os visitantes podem acessar cinco documentários que tratam de temáticas sobre infância e equidade. O projeto também será apresentado nas cidades de Joinville (SC) e Rio Claro (SP), onde a Whirlpool possui unidades fabris.
“Para nós da Whirlpool, é muito recompensador investir em ações sociais voltadas para educação e sustentabilidade. Entendemos a importância de levar conhecimento, por meio de eventos com programações e experiências culturais, de forma inclusiva e diversa, como um de nossos compromissos com as futuras gerações”, comenta Eduardo Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da Whirlpool.
O projeto foi idealizado para atender a metas de quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS 5), Redução das Desigualdades (ODS 10) e Ação contra a mudança global do clima (ODS 13). Os ODS foram criados pela Organização das Nações Unidas em acordo com seus países-membros e dispõe sobre planos e ações para promover o desenvolvimento sustentável em todo mundo até o ano de 2030.
“Acreditamos que a arte tem papel fundamental na valorização do patrimônio cultural local e no desenvolvimento da economia criativa. Infelizmente, o acesso a produtos culturais, como exposições em museus, por exemplo, ainda está longe da realidade da maior parte da população.
Por isso, pensamos neste projeto como um meio para democratizar esse acesso e mostrar que a arte deve estar a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento”, explica a especialista em Inovação e Sustentabilidade ESG da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.
Serviço
O quê: Legado na Comunidade: Programa Arte e Jovens nos Museus
Quando: de 9 de dezembro de 2021 a 31 de maio de 2022.
Visita Guiada da 2ª Exposição: 2 de fevereiro, às 14h.
Para quem: Estudantes de 11 a 17 anos da rede pública de ensino de Manaus (AM).
Inscrições gratuitas e mais informações: site
Sobre a NTICS Projetos
Há 19 anos a NTICS Projetos tem como premissa implementar projetos e soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento sustentável no mundo. Hoje, com operações no Brasil, Estados Unidos e Europa, a iniciativa soma mais de 1.000 projetos desenvolvidos e mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente.
Há três anos é uma empresa signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e, com isso, aspectos sociais (S), governança (G) e a constante busca por soluções sustentáveis (E) norteiam o plano de negócios da empresa.
As unidades de negócios compreendem quatro eixos: Certificação para negócios sustentáveis; Desenvolvimento de projetos estratégicos com foco nos ODS, Mudanças Climáticas, Biodiversidade, Inovação e Recursos Hídricos; Plataformas que integram todo o processo de governança, compliance e indicadores para projetos de responsabilidade social; e Consultoria para a criação de comitês de sustentabilidade e responsabilidade social.
Sobre a Whirlpool Corporation
A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly.
Em 2020, a Empresa reportou aproximadamente US$ 19 bilhões em vendas anuais, 78.000 funcionários e 57 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.
Informação Assessoria
Foto: Divulgação