Nesta segunda-feira, 07, a prefeitura de Boa Vista anunciou que irá liberar o não uso de máscaras em locais abertos da cidade, sendo obrigatório apenas em áreas fechadas ou para pessoas com sintomas de síndromes gripais. A medida passa valer a partir de amanhã, 08, e decisão será publicada no Diário Oficial dos Municípios (DOM).
De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada devido a baixa nos dados epidemiológicos da Covid-19 apresentados na cidade, que permitiu ainda a autorização do retorno 100% presencial dos atendimentos nas secretarias e órgãos públicos, independente de agendamento, a partir da próxima segunda-feira, 14.
A medida será mantida dependendo dos novos registros de casos da Covid-19 em Boa Vista, sendo acompanhada pelo Comitê Municipal da Saúde, que irá se reunir no próximo dia 19 de março para avaliar os números levantados nesse período, resultando na decisão de manter a liberação ou revogar, em caso de alta nos dados.
Calamidade Pública
Indo na contra mão dos dados epidemiológicos de Roraima, que apresentam baixos números em registro de novos casos e óbitos por Covid-19, o governador do estado Antonio Denarium (PP), pretende prorrogar o decreto de Calamidade Pública. Decisão aguarda votação na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).
A autorização da prorrogação do decreto continuará facilitando a realização de constatações por parte do governo, sem prévio procedimento licitatório, por se respaldar que a aquisição de bens e serviços firmados serão para atender a situação calamitosa que o Estado enfrente, o que contrapõe a realidade.
O estado de Roraima registou 3 óbitos por Covid-19, no dia 05 de março, de acordo com a última atualização do boletim epidemiológico disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (SESAU-RR) com o Centro de Operações Especiais de Saúde Pública de Roraima (COERR).
Foto: Reprodução