Com a proposta de reunir artistas para uma residência e imersão em plena Floresta Amazônica, o LabVerde abriu o edital Labsonora para artistas de diversas vertentes que vivem na Região Amazônica. As inscrições seguem até 17 de julho.
O Edital é direcionado para músicos, instrumentistas, DJs, VJs, artistas sonoros, de slam e artistas do visual, residentes dos nove estados que compõem a região da Amazônia Legal, que desenvolvam trabalhos autorais/composições próprias e que tenham, pelo menos, cinco anos de experiência.
De acordo com a organização, a proposta é estimular o desenvolvimento do pensamento crítico sobre natureza, arte e cultura.
O foco da residência é a criação artística com debates construtivos com um time de especialistas, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), que instigam a interpretação do ecossistema Amazônico, procurando apontar o papel da arte na conscientização socioambiental.
Criado em 2013, o LabVerde é uma plataforma transdisciplinar baseada na Amazônia brasileira voltada ao desenvolvimento de linguagens artísticas sobre o meio ambiente, que atua na produção e na democratização de conhecimentos, por meio da organização de residências, palestras, exposições, festivais, workshops e publicações.
Inscrição
Os interessados terão até 17 de julho para se inscrever através de ficha de inscrição on-line no site do LabVerde, com minibio, release ou apresentação textual de seu trabalho, links de álbuns, EPs, faixas lançadas, vídeos de performance ao vivo ou portfólio para artistas visuais.
No total, serão dez selecionados que terão a oportunidade de mergulhar no universo de experimentação em um dos maiores ecossistemas do planeta, em busca de seus sons e imagens com uma programação intensa, mediada por ecólogos e conhecedores locais em reservas ambientais e comunidades indígenas no Rio Negro, Amazonas.
A residência também inclui uma série de discussões, workshops, palestras e apresentações artísticas para aprofundar seu conhecimento sobre a diversidade sociobiológica da Amazônia.
“A música propõe debates pertinentes, que impactam positivamente na construção de um mundo melhor. Acreditamos que os projetos selecionados pelo edital Natura Musical podem contribuir para a construção de um futuro mais bonito, cada vez mais plural, inclusivo e sustentável”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.
A residência Labsonora é o início de uma série de ações culturais, fruto da parceria entre o Labverde e a Se Rasgum Produções, que engloba orientações artísticas on-line e a realização de um Festival em Manaus, nos dias 16 e 17 de dezembro de 2022.
Informação Assessoria
Foto: Divulgação