O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), proibiu Faradilson Reis de Mesquita, aliado a Antonio Denarium (PP), de compartilhar um vídeo com falas preconceituosas, em que ele pratica LGBTfóbia e intolerância religiosa, para atingir a candidata Teresa Surita (MDB). A decisão foi assinada nessa terça-feira, 09, pela juíza Joana Sarmento de Matos.
“As manifestações são claras quanto à forma discriminatória em relação aos grupos de outra religião que não os “evangélicos” ou “cristãos”, assim como atinge aqueles que tem orientação sexual de grupos LGBT, o que atenta, diretamente, contra o texto legal”, descreveu a juíza em trecho da liminar.
Conforme a decisão, em caso de descumprimento da não divulgação do vídeo, uma multa diária de R$ 1,5 mil será aplicada. Faradilson já é conhecido por incitar diversas vezes ofensas e propagar fake news contra Teresa Surita, na tentativa de prejudicar a candidatura da principal adversária de Antonio Denarium.
A representação com pedido liminar, contra Faradilson, foi apresentada pela coligação “Roraima Muito Melhor”, composta pela chapa dos partidos MDB, PL, PSB e PMB, alegando que o vídeo estaria “distorcendo fatos, veiculando preconceito a orientação sexual, identidade de gênero e crenças religiosas, com a finalidade precípua de levar o eleitor a não votar na candidata da coligação representante, Teresa Surita”.
Foto: Reprodução