Pelo terceiro ano seguido, o prefeito de Parintins, Frank Luiz Garcia (União Brasil), autorizou o reajuste de aumento na tarifa de água e esgoto do município, desta vez, o total aprovado é de 5,79%. O decreto de Nº 010/2023 foi assinado no dia 3 de fevereiro e tornado público nesta sexta-feira, 09, em publicação no Diário Oficial dos Municípios.
De acordo com o documento, o aumento alega a receita insuficiente recolhida pela empresa de Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parintins (SAAE), responsável pelo abastecimento de água potável à população, para o pagar de suas despesas de energia, manutenção dos poços artesianos e contratação de novos servidores.
A justifica apresentada neste decreto pelo prefeito sobre o aumento na tarifa de água segue as mesmas motivações dos últimos dois anos, a falta de receita por parte da SAAE para cobrir as despesas básicas da empresa. O valor a mais do reajuste passa a ser incluso na conta de água dos moradores de Parintins a partir de fevereiro, data da publicação.
Em 2021, o aumento autorizado foi de 4,52% sobre o valor da conta, no ano de 2022 a taxa dobrou e foi aprovada para cobrança de 10,06%. Com o novo aumento de 5,79, nos últimos três anos a tarifa sofreu um reajuste de 20,37. O impacto afeta diretamente no orçamento das famílias, que ainda assim, veem recebendo um serviço prestado com qualidade inferior aos valores cobrados nas correções anuais, autorizados pela prefeitura.
Conforme o decreto, o aumento é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foto: Reprodução