sábado, setembro 7, 2024
InícioAmazonasDESCASO: Água de Parintins continua contaminada e inapropriada para consumo 

DESCASO: Água de Parintins continua contaminada e inapropriada para consumo 

Em total descaso com a população, a água de Parintins continua contaminada e inapropriada para o consumo, a informação foi confirmada pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), durante um novo levantamento realizado no município no mês de novembro.

Da acordo com as análises, coletadas nos dias 27, 28 e 29 de novembro, em pontos estratégicos da cidade, foram encontrados contaminação por nitrato e alumínio, em altíssima concentração, em decorrência disso, o pH da água apresenta acidez elevada, fora dos padrões recomendados para o consumo humano.

As coletas com análise de parâmetros físico-químicos e presença de metais, foram retiradas de pontas de rede, poços tubulares, instituições públicas (escolas, hospitais, creches etc.), bumbódromo, aeroporto, feiras e residências unifamiliares.

Ainda conforme relatório, apresentado pelas equipes técnicas da Cosama e FVS, não foram detectadas a presença de resíduos que apontem que venha sendo feito tratamento com cloro, uma exigência em captação subterrânea, estabelecida pela Portaria GM/MS 888. Nas coletas realizadas, o índice de cloro na água foi zero, indicando que esse tratamento não é realizado.

Os resultados são preocupantes, afirma o diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle. Segundo ele, são necessárias medidas urgentes e imediatas e o Governo do Estado já se prontificou a ajudar a Prefeitura de Parintins a solucionar o problema.

Os novos relatórios foram encaminhados para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), órgão ao qual a Cosama é vinculada. Também serão enviados à Prefeitura do município e aos órgãos competentes.

Aumento na tarifa de água 

No início de 2023, o prefeito de Parintins, Frank Luiz Garcia (União Brasil), autorizou em decreto o reajuste de aumento na tarifa de água e esgoto do município, pelo terceiro ano seguido para a empresa de Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parintins (SAAE), responsável pelas ações de saneamento da cidade. Desta vez, o valor subiu em 5,79%.

O aumento foi justificado alegando que a receita recolhida pelo SAAE era insuficiente para manter despesas básicas, sendo necessário o reajuste para pagar suas despesas de energia, manutenção dos poços artesianos e contratação de novos servidores.

A justifica apresentada pelo prefeito sobre o aumento na tarifa de água seguiu as mesmas motivações dos últimos dois anos, quando a população também sofreu com o aumento, alegando a falta de receita por parte da SAAE para cobrir as despesas citadas.

Sem respostas

A reportagem entrou em contato com o SAAE para mais esclarecimentos sobre a qualidade da água em Parintins, quais seriam a solução da empresa e o motivo da população não estar sendo bem servida, mesmo após os seguidos aumentos na taxa da tarifa de água. Até a publicação desta matéria não tivemos retorno.

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui