quinta-feira, outubro 17, 2024
InícioAmazonasCom presença de ratos, Matadouro de Parintins funciona com problemas higiênicos-sanitários deploráveis

Com presença de ratos, Matadouro de Parintins funciona com problemas higiênicos-sanitários deploráveis

Mais um caso de saúde pública em Parintins é constatado, além da população sofrer com água contaminada, desta vez, após uma ação de fiscalização realizada pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), na manhã desta terça-feira, 23, no Matadouro Frigorífico Ozório Melo, administrado pela Prefeitura de Parintins, foram constatados problemas higiênicos-sanitários deploráveis, insalubridade, mau cheiro e falta de documentações, além da presença de ratos e animais peçonhentos.

O local, que é utilizado para abate dos animais que são distribuídos para os frigoríficos do município, além de apresentar estruturas enferrujadas e ausência de maquinários adequados, atua em condições insalubres e sem controle de pragas. Durante a ação, que cumpre fiscalizações comumente realizadas pela Adaf, os fiscais agropecuários que estiveram presentes constataram algumas dessas condições no local.

“Estamos cumprindo fiscalização em estabelecimentos que possuem o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adaf e viemos aqui no matadouro de Parintins cumprir essas diligencias, onde foram constatados questões higiênicos-sanitários deploráveis, área insalubre, falta de estrutura e equipamentos adequados, além de documentos comuns necessários para o regular funcionamento”, declarou o fiscal.

Os fiscalizadores informaram que a autarquia faz a rastreabilidade da matéria prima, como está sendo realizado os procedimentos de produção e abate, fazendo a inspeção e em seguida, após constatar as incoerências na área, sendo listadas as sugestões técnicas para serem seguidas pelos responsáveis do Matadouro para melhorias no local.

Ainda conforme a fiscalização, o Serviços de Inspeção Municipal (SIM), não atua com profissionais independentes, pois, o veterinário responsável pelo Matadouro é um profissional contratado pela prefeitura de Parintins e o veterinário responsável por fiscalizar o Matadouro também é contratado pelo município.

De acordo com os fiscais, os documentos para melhorias foram apresentados à Adriana Nunes, responsável pela Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), que responde pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), junto aos veterinários atuantes no Matadouro, que se comprometerem em cumprir as sugestões para melhorias solicitadas.

O não cumprimento das solicitações realizadas pelos fiscais da Adaf, pode acarretar com um encaminhamento ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM), intervindo para o fechamento do Matadouto Ozório Melo, por conta da atual situação precária que o local enfrenta.

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui