sábado, fevereiro 21, 2026
InícioBrasilApós forte pressão, governador do Pará suspende lei que mudava a educação...

Após forte pressão, governador do Pará suspende lei que mudava a educação no estado

Após dias de protestos intensos, o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou a suspensão da lei que alterava a estrutura da educação no estado. A decisão vem após forte pressão de professores e de mais de 400 indígenas de diversas etnias, que realizaram uma greve e se concentraram em frente à sede do governo, cobrando a revogação da medida.

O pacote inclui a suspensão dos efeitos da Lei 10.820 e a criação imediata de uma comissão para revisar amplamente a legislação, garantindo direitos dos profissionais da educação sem prejuízos financeiros.

Além da suspensão da lei, o governador manteve a decisão de demitir o ex-secretário de Educação, Rossieli Soares, que foi alvo de críticas por sua condução das mudanças no setor educacional.

Diante do recuo do governo, os professores convocaram uma assembleia para a próxima segunda-feira (3), às 9h, no ginásio dos Bancários. No encontro, os profissionais avaliarão a proposta do governo e definirão os próximos passos da mobilização.

Em nota oficial publicada no site do governo, Helder Barbalho afirmou que a decisão “reforça o compromisso com o diálogo aberto e transparente, visando garantir o fortalecimento da educação e a valorização dos profissionais da área”. A declaração sinaliza uma tentativa do governador de reverter a narrativa e amenizar os impactos políticos da crise gerada pela proposta inicial.

A mobilização de professores e indígenas demonstrou a força da pressão popular na definição das políticas públicas do estado, deixando claro que qualquer mudança na educação precisará passar por um amplo debate com os principais envolvidos no setor.

Acesse nosso canal no youtube Programa Olho Aberto Parintins

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui