Manaus se prepara para receber um dos eventos literários mais aguardados da região Norte: a 3ª edição do Festival Literário do Centro (Flic), que inicia nesta sexta-feira (25/04) e segue até segunda-feira (28/04). A grande atração deste ano é o médico e escritor Dráuzio Varella, que encerra o festival com o lançamento do livro “O Sentido das Águas: Histórias do Rio Negro”, resultado de suas vivências na Amazônia ao longo de mais de três décadas. O lançamento acontece na segunda-feira (28), às 19h, no Teatro Icbeu.
Com entrada gratuita, o Flic 2025 reúne autores locais e nacionais em rodas de conversa, oficinas e intervenções artísticas. A programação ocorre em três pontos do centro de Manaus: o Icbeu, o Casarão de Ideias e a Rua Barroso.
Com o tema “Memória e Retomada”, o festival propõe reflexões sobre identidade, resistência e o papel da literatura na reconstrução de narrativas. A abertura oficial será no sábado (26), às 17h30, na Rua Barroso, com debates e apresentações culturais.
Entre os nomes confirmados na programação estão os escritores Matheus Leitão, Bianca Santana, Jeferson Tenório, Patrícia Melo, Socorro Acioli e Myriam Scotti, além de coletivos e artistas locais.
O Flic é uma realização do Casarão de Ideias e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio do Banco Itaú, Eneva, Cigás e Bemol.