sexta-feira, fevereiro 20, 2026
InícioAmazonasDPE-AM prorroga inscrições para concurso público com vagas para Defensoras e Defensores

DPE-AM prorroga inscrições para concurso público com vagas para Defensoras e Defensores

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) prorrogou o prazo de inscrições para o 5º Concurso Público para Defensora e Defensor Público, oferecendo 10 vagas iniciais e formação de cadastro reserva. A nova data limite para inscrição é a próxima terça-feira, 29 de abril, conforme publicação no Diário Oficial da DPE-AM desta quarta-feira (23).

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora do certame, em www.concursosfcc.com.br, mediante o preenchimento do formulário e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 295,00.

As vagas são distribuídas entre ampla concorrência (5), pessoas com deficiência (2) e candidatos negros, indígenas ou quilombolas (3), conforme previsto no edital. Para participar, é necessário ser bacharel em Direito, comprovar dois anos de atividade jurídica e não possuir antecedentes criminais incompatíveis com a função.

Etapas do Concurso

O concurso será realizado em quatro fases:

  1. Prova escrita objetiva (eliminatória e classificatória) – prevista para 15 de junho;

  2. Duas provas dissertativas (também eliminatórias e classificatórias) – nos dias 16 e 17 de agosto;

  3. Prova oral (eliminatória e classificatória) – ainda sem data definida;

  4. Avaliação de títulos, com caráter exclusivamente classificatório.

As provas irão abordar temas amplos e específicos da atuação da Defensoria, com ênfase na proteção de grupos vulneráveis, direitos difusos e coletivos, ações possessórias e a atuação como Defensor Integral da Pessoa Vulnerável. A atualização do conteúdo programático, disponível no Diário Oficial Eletrônico da DPE-AM, também inclui temas recentes de Direito Processual Penal e legislações específicas.

Relevância institucional

O concurso reforça o compromisso da DPE-AM com a qualificação do atendimento jurídico gratuito à população em situação de vulnerabilidade, e amplia o quadro de defensores públicos para atuar nos 62 municípios amazonenses, onde há alta demanda por acesso à Justiça.

A validade do concurso será de dois anos, a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogada por igual período.

Acesse nosso canal no youtube Programa Olho Aberto Parintins

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui