O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), destacou na última sexta-feira (25/04) a importância da obra de prolongamento da avenida Lourenço Braga, entre os bairros Betânia e Morro da Liberdade, zona Sul de Manaus. A intervenção, entregue pelo Governo do Estado, representa um avanço nas áreas de mobilidade urbana, saneamento básico e qualidade de vida para milhares de famílias.
“Essa é uma obra de mais de R$ 100 milhões em investimentos que veio para ajudar a melhorar a vida de quem mora aqui na zona Sul e, consequentemente, o trânsito de quem se desloca para áreas como o Distrito Industrial e a Manaus Moderna. Manaus precisa de investimentos como esse”, afirmou o parlamentar.
A obra, coordenada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), contempla um quilômetro de extensão com macrodrenagem, pavimentação, implantação de calçadas, pontos de ônibus, acessibilidade e paisagismo. É parte do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que dá continuidade ao antigo Prosamim II, iniciado em 2014.
Segundo o governador Wilson Lima, a intervenção é um marco não apenas na infraestrutura, mas também na dignidade social. “Mais de 1.300 famílias foram reassentadas com bônus moradia, indenizações ou novas unidades habitacionais. Isso representa cerca de 6 mil pessoas que viviam em áreas de risco às margens do Igarapé do 40 e agora terão uma nova realidade”, destacou.
Como parte do projeto, o Governo do Amazonas está construindo dois conjuntos habitacionais com 160 unidades. Também foram entregues equipamentos de lazer e esporte, como a Arena Betanhão e o Campo Noroeste, além da Arena Multiuso Betânia, que abriga núcleos do programa Pelci (Programa de Esporte e Lazer na Capital).
A nova ligação entre as avenidas Silves e Maués vai aliviar o tráfego em áreas críticas da cidade, com reflexo positivo na fluidez do trânsito. A intervenção integra o pacote de mais de 40 quilômetros de obras viárias que incluem o “Rapidão” – o Rodoanel Metropolitano de Manaus –, considerado um dos maiores projetos de mobilidade da capital.
As etapas do Rapidão vêm sendo entregues desde 2021 e seguem em ritmo avançado, com 57% de execução na fase atual, que deve facilitar o acesso entre o Distrito Industrial e o Aeroporto Internacional de Manaus, consolidando o projeto como eixo estratégico de logística e desenvolvimento urbano.