quinta-feira, fevereiro 19, 2026
InícioAmazonasParintins terá 15 novos murais em 2025 para Galeria Cidade Aberta

Parintins terá 15 novos murais em 2025 para Galeria Cidade Aberta

Parintins terá 15 novos murais em 2025 para Galeria Cidade Aberta

O projeto Parintins Galeria Cidade Aberta deu início à sua programação de 2025 com o Ciclo de Debates, realizado entre os dias 6 e 8 de maio no município de Parintins (a 369 km de Manaus). A ação marca o começo da 4ª edição do projeto, que conecta arte urbana e cultura amazônica em diálogo direto com o público local e visitantes do Festival de Parintins.

Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Educação, o projeto prevê a criação de 15 novos murais ao longo deste ano. Serão 1.827 metros quadrados de arte produzidos por 85 artistas, consolidando a edição como a maior já realizada. A meta é chegar a 8 mil metros quadrados de murais até o final da iniciativa.

Os debates ocorrem em espaços de referência como o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Escola Estadual Senador João Bosco. Os temas abordam a identidade visual e a força criativa que vão além dos bois-bumbás.

Na noite desta quarta-feira (07), o debate “De Parintins para o mundo ver (e vice-versa)” reúne nomes como Raiz, André Hullk, Mestre Evanil, Lenilson Bentes e Glaucivan Silva, com mediação dos professores Diego Omar e Tiago Rocha, além da presença do professor Carlos Carvalho (Ufam). O evento acontece no Centro de Estudos Superiores da UEA.

Na quinta-feira (08), às 9h, o debate “Nem só de boi é feita a arte parintinense” reunirá artistas como Jarbad Lobão, Curumiz, Levi Gama, Andrew Vianna e Dennis Amoedo, com mediação de Diego Omar e Tiago Rocha, e o professor Guy Amado (Ufam) como debatedor.

Para Diego Omar, curador do projeto e professor da UEA em Parintins, o ciclo de debates amplia o impacto social da iniciativa.

“Não é apenas embelezamento urbano. A arte urbana provoca reflexão e uma nova leitura do espaço, a partir da memória coletiva. Trabalhamos exclusivamente com temas amazônicos, e ver essa troca entre artistas e comunidade é extremamente gratificante”, afirma.

O projeto, lançado em 2022, visa ampliar o circuito cultural da cidade para além do Bumbódromo, fortalecendo a economia criativa local e transformando muros em telas que contam a história e a identidade do povo amazonense.

Acesse nosso canal no youtube Programa Olho Aberto Parintins

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui