A realização do novo concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) deu mais um passo importante. O presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), anunciou que três instituições de renome nacional apresentaram propostas para organizar o certame, que não é realizado há 14 anos.
As propostas estão sendo avaliadas pela comissão permanente do concurso, e a escolha da banca organizadora será divulgada até o final de junho. As instituições que concorrem são: Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fundação Carlos Chagas (FCC) e o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos).
“São bancas reconhecidas pela seriedade e transparência na condução de concursos públicos. Estamos comprometidos com um processo justo e transparente. Em janeiro de 2026, os aprovados já estarão empossados e atuando na Aleam”, afirmou Roberto Cidade.
O concurso vai oferecer 100 vagas imediatas e 200 para cadastro de reserva. Segundo o cronograma preliminar, o edital será publicado em julho, com inscrições abertas até agosto. As provas devem ocorrer entre setembro e outubro, e o resultado final será divulgado em novembro. A homologação do certame está prevista para dezembro de 2025.