O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta quinta-feira (12/06) uma série de ações em Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), com foco em infraestrutura e segurança pública.
Durante agenda no município, o governador destinou mais de R$ 13 milhões para modernização do sistema viário, vistoriou as obras de reestruturação do aeroporto local e entregou o novo Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP), reforçando a presença do Corpo de Bombeiros no interior do estado.
Investimento em vias urbanas
Como parte do programa Asfalta Amazonas, Wilson Lima assinou a ordem de serviço para o início das obras de recuperação e modernização do sistema viário da cidade. O projeto, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), prevê a revitalização de 13 ruas, totalizando 13,64 quilômetros de extensão.
As obras incluem fresagem e asfaltamento de 1,2 km de vias já iniciadas, além da construção de 3,9 km de calçadas, meio-fio e sarjetas. “Quando levamos asfalto para os municípios, levamos dignidade para as pessoas. Vamos aproveitar esse período de verão para acelerar as obras”, destacou o governador.
A moradora Rosilene de Oliveira, 35, comemorou a iniciativa: “Agora vai mudar muita coisa, principalmente para a gente andar com mais segurança. Vai virar um tapete”, afirmou.
Reestruturação do aeroporto
Durante a visita ao município, Wilson Lima também vistoriou as obras do novo aeroporto de Novo Aripuanã, que estão em andamento sob coordenação da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). Com investimento de R$ 18 milhões, o projeto contempla a ampliação e pavimentação da Pista de Pouso e Decolagem (PPD), sinalização horizontal, instalação de cerca operacional e construção de um novo Terminal de Passageiros (TPS).
A reestruturação do aeroporto é estratégica para melhorar a conectividade aérea da região e fomentar o turismo e o escoamento da produção local.
Segurança reforçada com nova unidade dos Bombeiros
Ainda como parte da agenda no município, o governador entregou oficialmente o Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP), o terceiro inaugurado no interior em 2025. A nova unidade conta com efetivo fixo de cinco bombeiros militares, reforçado por 17 brigadistas locais capacitados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
Com estrutura de 120 m², o grupamento dispõe de alojamentos, sala de comando, recepção e garagem. Entre os equipamentos entregues, estão uma viatura Auto Tanque Florestal (ATF) com capacidade para 10 mil litros de água, além de picapes, motosserras, bombas costais e outros itens essenciais.
“O GCIP vai permanecer em funcionamento permanente, atuando em ocorrências urbanas, florestais e situações de emergência. É uma estrutura que vai salvar vidas e proteger o patrimônio das famílias do interior”, ressaltou Wilson Lima.
Presença ampliada no interior
Os GCIPs são uma iniciativa do Governo do Amazonas, com apoio do Ministério da Justiça e das prefeituras locais. Criados com base na Lei Federal nº 13.425/2017 e regulamentados no estado pela Lei nº 6.987/2024, os grupamentos têm atuação integrada com a Defesa Civil e demais órgãos de resposta a emergências.
Com a entrega da nova unidade em Novo Aripuanã, o número de municípios com presença fixa do Corpo de Bombeiros no interior saltou de 11 para 27 desde o início da atual gestão.