A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI), começou nesta quinta-feira (19/06) a mobilização do efetivo que atuará na segurança do 58º Festival de Parintins. A operação teve início com o envio de 25 servidores, além de viaturas e equipamentos, para a Ilha Tupinambarana.
No total, 80 policiais civis serão deslocados ao município, com o objetivo de garantir a segurança de moradores e visitantes durante o período festivo, que atrai milhares de pessoas à cidade.
A primeira equipe enviada inclui agentes de Delegacias Especializadas, reforçando a atuação da polícia no evento. O transporte foi realizado por meio do ferry boat da Polícia Civil, que também funcionará como base da Delegacia Fluvial (Deflu), atracada no Porto de Parintins.
“Como ocorreu nos últimos dois anos, a Deflu é responsável por apoiar o deslocamento das equipes. O ferry permanecerá no porto para garantir a segurança dos passageiros e atender possíveis ocorrências nas proximidades”, explicou o delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI.
Além da Delegacia Fluvial, uma Delegacia Móvel será instalada no Porto de Parintins, principal ponto de chegada de visitantes. O local foi escolhido devido ao intenso fluxo de embarcações e para facilitar o acesso da população aos serviços de registro de ocorrência e orientações.
“A presença reforçada da Polícia Civil é uma ação estratégica para prevenir crimes e oferecer atendimento rápido às demandas que surgirem durante o Festival”, completou o delegado.