A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (4/8), a Operação Vórtice, com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas com atuação nos estados do Amazonas e Roraima. Três mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Manaus (AM) e Boa Vista (RR).
A ação é resultado do avanço das investigações iniciadas após a prisão em flagrante de um piloto de helicóptero, ocorrida em março deste ano. Na ocasião, foram apreendidos 264 quilos de entorpecentes de origem peruana, além de armamentos de uso restrito. De acordo com as apurações, a droga era enviada para Manaus e distribuída por indivíduos com ligação a organizações criminosas.
As informações que levaram à localização e captura dos alvos foram levantadas pela própria FICCO/AM, que atua de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado é composta por representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Semseg).
A operação reforça o compromisso das forças de segurança em combater o tráfico internacional de drogas, intensificando ações de repressão a facções criminosas e promovendo maior cooperação entre os órgãos que atuam na segurança pública da região.