O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Amazonas (GAECO/MPAM) desencadeou uma operação na manhã desta terça-feira, 05, em Manaus contra uma organização criminosa especializada no transporte interestadual de drogas. O grupo utilizava rotas aéreas, terrestres e fluviais para enviar entorpecentes a outras regiões do país.
De acordo com promotores, as investigações revelaram que o grupo contava com divisão de tarefas bem definida, incluindo métodos de embarque, transporte e coordenação de pessoas para atuar como “mulas”, transportadoras que utilizavam ônibus, carros e rotas fluviais da região para movimentar as drogas.
A apuração identificou que os entorpecentes eram remetidos de Manaus rumo a destinos estratégicos em outros estados, utilizando transporte terrestre e fluvial, e possivelmente modais aéreos em operações paralelas.
Mandados de prisão, busca e apreensão e apreensões relevantes
A operação contou com o cumprimento de mandados de prisão preventiva e busca e apreensão, durante os quais foram apreendidos dispositivos eletrônicos, documentos e outros materiais relevantes para a investigação. Em operações ligadas ao esquema, autoridades já haviam confiscado cargas de grande volume, incluindo em uma ação conjunta com o Pará, onde foram interceptados 194 kg de drogas, armas e lancha.
Lavagem de dinheiro e falsificação documental
As investigações também revelaram envolvimento de empresas de fachada, contadores e documentos falsos, usados para ocultar a origem criminosa dos recursos e promover a compra de imóveis por meio de identidades falsas. O esquema financeiro era sofisticado e indicava tentativa de estruturação de lavagem de dinheiro associada ao tráfico.
Ação articulada e cooperação institucional
A operação foi conduzida de forma integrada pelo GAECO/MPAM, com apoio das polícias Civil e Militar, além de coordenação com outras unidades do Ministério Público nos estados de Pernambuco, Piauí e Pará. O trabalho foi fruto de cooperação entre diversas forças de segurança pública.