terça-feira, agosto 5, 2025
InícioAmazonasWilson Lima acompanha reforma do Hospital Francisca Mendes, que terá mais leitos...

Wilson Lima acompanha reforma do Hospital Francisca Mendes, que terá mais leitos e novos serviços

O governador Wilson Lima vistoriou, nesta terça-feira (05/08), as obras de reforma e ampliação da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes, na zona norte de Manaus. Com 41% de execução, a intervenção é a maior desde a fundação da unidade, há 26 anos, e vai aumentar em 38% a capacidade de internação, além de modernizar toda a estrutura.

A visita coincidiu com o Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, reforçando a importância de investimentos constantes em infraestrutura e qualidade de atendimento no SUS, especialmente em áreas de alta complexidade como a cardiologia.

“Estamos investindo em tecnologia e conforto, reduzindo o tempo de espera e elevando o padrão de atendimento. Sairemos de 147 para 204 leitos, com UTI adulto e pediátrica, além de novos serviços e uma recepção mais ampla”, destacou o governador.

A obra integra o Programa Saúde Amazonas e está sendo realizada em etapas para garantir o funcionamento contínuo da unidade. Até o fim de 2025, devem ser entregues novos setores como o Hospital Dia, a Clínica de Cardiologia 2 (com 32 leitos e leito de estabilização) e o novo laboratório.

Além do aumento de leitos clínicos e de UTI, a modernização inclui uma recepção com capacidade para 200 pessoas, reforma do heliponto, ampliação do estacionamento, nova cobertura, climatização de ambientes e atualização completa das redes elétrica, hidráulica e de combate a incêndio.

O investimento total é de R$ 43 milhões, sob responsabilidade da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). A conclusão está prevista para 2026.

Desde o início da atual gestão, o Hospital Francisca Mendes vem sendo fortalecido como referência em cardiologia. Foi a primeira unidade da rede pública estadual a contar com um aparelho de ressonância magnética específico para diagnóstico cardíaco, com capacidade para até 150 exames mensais.

Outros avanços incluem um novo tomógrafo, modernização do parque de imagem e instalação de novo equipamento de hemodinâmica, que ampliou em 50% a realização de cateterismos e angioplastias. O laboratório de análises clínicas também passou por ampliação e hoje realiza mais de 4 mil exames por dia. Para manter os atendimentos durante a obra, serviços ambulatoriais e de reabilitação foram realocados.

A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que a reforma está sendo feita com planejamento e sem interromper os serviços. “A unidade está funcionando plenamente, inclusive ampliando sua capacidade de cirurgias e procedimentos hemodinâmicos”, disse.

Destaque nacional

Em maio de 2025, o hospital ganhou projeção nacional ao realizar a primeira cirurgia cardíaca pediátrica com teleorientação da Região Norte, como parte de um projeto do Proadi-SUS, em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo.

Referência em cardiologia, o Francisca Mendes zerou a fila de cirurgias cardíacas pediátricas desde 2019. Só em 2024, foram realizadas 563 cirurgias cardíacas (403 em adultos e 160 em crianças), além de 356 cirurgias vasculares, 4,5 mil procedimentos de hemodinâmica e mais de 40 mil atendimentos ambulatoriais.

Com a reestruturação, o Governo do Amazonas fortalece a rede de saúde estadual, ampliando o acesso a um atendimento de excelência.

“Essa obra faz parte da transformação que o governador Wilson Lima está promovendo no sistema de saúde do estado, tanto na capital quanto no interior. Até o fim do ano, ampliaremos ainda mais áreas do ambulatório e, em 2026, todo o hospital estará pronto para dobrar a capacidade de atendimento”, afirmou o secretário Marcellus Campêlo, da Sedurb.

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui