Na reabertura das atividades parlamentares na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nessa terça-feira (5), o presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), anunciou duas importantes medidas para o segundo semestre de 2025: o lançamento do edital do concurso público da Aleam até o fim de agosto e a inauguração, em outubro, do Centro de Inclusão Sensorial voltado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down.
O retorno das sessões no plenário Ruy Araújo marca uma nova fase de iniciativas legislativas e administrativas. Durante seu pronunciamento, Roberto Cidade destacou que os gabinetes parlamentares continuaram ativos durante o recesso e adiantou o cronograma do concurso público da Assembleia, cuja aplicação ficará sob responsabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV).
“O edital será publicado ainda este mês. Nossa meta é concluir todo o processo e homologá-lo até o fim de 2025, com a convocação de 100 novos servidores já em janeiro de 2026”, afirmou.
O concurso ofertará 100 vagas de provimento imediato — 60 para cargos de nível superior e 40 para nível médio —, além de 200 vagas para cadastro reserva.
Centro de Inclusão Sensorial será inaugurado em outubro
Outra novidade anunciada por Cidade é a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial da Aleam, prevista para outubro. O espaço funcionará dentro da própria Assembleia e será voltado, inicialmente, para filhos e dependentes de servidores, com 200 vagas previstas.
“Esse será um grande trabalho social. Sabemos o quanto é difícil para muitas famílias garantir terapias para crianças atípicas. Com esse centro, ofereceremos atendimento especializado e humanizado”, destacou.
O local contará com serviços de atendimento ambulatorial, terapias ocupacionais, acompanhamento nutricional, fonoaudiologia, fisioterapia, odontologia e demais especialidades voltadas à recuperação e desenvolvimento motor.
Sessões produtivas e foco no orçamento
O presidente da Aleam também reforçou o compromisso com a produtividade legislativa. A meta é encerrar o segundo semestre com a pauta de projetos zerada, assim como ocorreu na primeira metade do ano. A partir de outubro, estará aberto o prazo para apresentação de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.
“Enquanto o Congresso ainda discute a LDO, nós já a concluímos. A Aleam é uma das assembleias mais produtivas do país. Cumpriremos todas as sessões e o cronograma orçamentário com responsabilidade”, concluiu.