Em menos de 48 horas, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) eliminou todos os focos do incêndio de grandes proporções que atingiu as empresas Effa Motors e Valfilm da Amazônia, no Distrito Industrial 2, zona leste de Manaus. A extinção completa das chamas foi confirmada às 6h da manhã desta quinta-feira (07/08), e agora os bombeiros atuam na fase de rescaldo, com a remoção dos entulhos queimados para evitar novos focos.
Segundo o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, a operação é considerada histórica.
“Em tempo recorde, conseguimos extinguir completamente o maior incêndio que Manaus já presenciou. Foram mais de 200 bombeiros, diversas viaturas e tecnologia aplicada no combate ao fogo. Um trabalho integrado e eficiente.”
Durante a ação, o CBMAM mobilizou 205 militares, com apoio de brigadistas e bombeiros civis, e utilizou 26 viaturas especializadas, além de drones, novos caminhões e o uso de Líquido Gerador de Espuma (LGE), ideal para combater materiais altamente inflamáveis como plásticos, pneus e combustíveis.
O governador Wilson Lima acompanhou de perto os trabalhos e determinou a atuação de uma força-tarefa com secretarias e órgãos estaduais. A operação contou com o suporte da Defesa Civil, Polícia Militar, Cosama, Sejusc, Seas, ADS e UGPE. Equipamentos como escavadeiras, caçambas e tratores também foram mobilizados para auxiliar na limpeza e remoção dos entulhos.
“Já estamos na fase final. Hoje ainda entregaremos o local ao proprietário para que inicie o processo de reconstrução”, afirmou o comandante Muniz.
Sobre a ocorrência
O incêndio começou na tarde de terça-feira (05/08) e atingiu dois galpões industriais. O local armazenava materiais altamente tóxicos e inflamáveis, como veículos, componentes plásticos e combustíveis, o que exigiu cuidados redobrados e resposta técnica qualificada.
Graças à atuação rápida e estratégica, nenhuma área de mata ou empresa vizinha foi atingida, e parte da estrutura das fábricas pôde ser preservada.