Uma operação de reordenamento urbano realizada pela Prefeitura de Manaus nesta quinta-feira (07/08) teve tumulto e agressões contra servidores públicos, no Centro da capital amazonense. A ação interditou um depósito clandestino localizado na rua Bernardo Ramos, utilizado por vendedores ambulantes para armazenar carrinhos de comida e mercadorias.
Segundo a prefeitura, o local funcionava de forma irregular e armazenava alimentos fora da validade, além de equipamentos sem condições mínimas de higiene. A fiscalização identificou a presença de ratos, pombos e produção clandestina de sucos e salgados, sem qualquer controle sanitário.
Durante a abordagem, a situação se agravou quando parte dos ambulantes reagiu de forma violenta à apreensão das mercadorias. Três guardas municipais foram atingidos por pedras e ficaram feridos. Eles receberam atendimento médico e passam bem.
Em nota, a Prefeitura de Manaus repudiou veementemente as agressões sofridas pelos servidores durante o exercício das suas funções. O Executivo municipal reforçou que todas as ações de fiscalização têm como objetivo garantir a saúde pública, o ordenamento urbano e a segurança da população.
“Toda intervenção da prefeitura tem compromisso com a saúde pública, com o ordenamento urbano e com o respeito às normas sanitárias, garantindo o bem-estar da população de Manaus”, diz o comunicado.
A operação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), com apoio da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). A ação integra o programa “Mutirão no Bairro”.
Regularização
A prefeitura orienta os ambulantes interessados em regularizar suas atividades a procurarem o departamento de Comércio Informal da Semacc, localizado na rua General Glicério, s/n, bairro Cachoeirinha (altos do mercado Walter Rayol).
Trânsito
Em razão do tumulto, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realizou alterações temporárias no tráfego de ônibus na região. O trânsito foi normalizado ainda no final da manhã.