O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), abriu as inscrições para o Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas – Painter: Ciência, Floresta e Cidadania (Edital n° 013/2025). A iniciativa inédita destina R$ 2,4 milhões para apoiar projetos voltados ao desenvolvimento sustentável no interior do estado.
O objetivo é fomentar a produção científica e tecnológica com foco em soluções inovadoras e sustentáveis adaptadas às realidades locais, valorizando os saberes tradicionais e contribuindo para áreas estratégicas como soberania alimentar, saúde, educação, bioeconomia, inclusão digital e manejo dos recursos naturais.
O programa pretende selecionar até 20 propostas e financiar despesas de custeio e bolsas de pesquisa. As inscrições podem ser feitas até as 17h do dia 10 de outubro de 2025, por meio da plataforma SigFapeam (www.fapeam.am.gov.br).
Áreas temáticas
Os projetos devem se enquadrar em ao menos uma das seguintes áreas:
-
Soberania Alimentar e Desenvolvimento Sustentável
-
Manejo Sustentável e Bioeconomia
-
Saúde
-
Educação
-
Ciência Colaborativa
-
Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento Regional
A divulgação do resultado está prevista para março de 2026, e a contratação das propostas selecionadas deve ocorrer a partir de abril do mesmo ano.
Como participar
Pesquisadores, mestres e doutores interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível no site da Fapeam. É necessário possuir cadastro no banco de pesquisadores da fundação. Além do preenchimento online, também é preciso anexar a documentação complementar exigida pelo edital.
Mais informações e esclarecimentos podem ser solicitados pelo e-mail: deap@fapeam.am.gov.br.
O edital completo está disponível em: www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0132025