O deputado estadual Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), celebrou a implantação da União dos Vereadores do Brasil – Seccional Amazonas (UVB-AM), destacando o momento como um marco histórico para o fortalecimento do legislativo municipal e para a construção de políticas públicas mais conectadas com a realidade da população.
A declaração foi feita nesta sexta-feira (19), durante a solenidade de posse da nova diretoria da UVB-AM, realizada no Auditório Senador João Bosco, na sede da Aleam. O evento reuniu vereadores de diversos municípios do Estado, além do presidente nacional da UVB, Gilson Conzatti, e do governador do Amazonas, Wilson Lima.
“Esse é um momento histórico, que reforça o papel do legislador municipal. Parabenizo o vereador Diego Afonso por assumir a presidência da UVB-AM e toda a diretoria empossada. Reafirmo nosso compromisso com o fortalecimento das câmaras municipais. Na Aleam, já promovemos o Feclam (Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas), que chega à sua sexta edição no próximo ano, com o mesmo propósito: fortalecer o trabalho dos parlamentares dos 62 municípios do Estado”, afirmou Roberto Cidade.
Durante o discurso, o parlamentar convidou os presidentes Diego Afonso (UVB-AM) e Gilson Conzatti (UVB Nacional) para participarem da próxima edição do Feclam, reforçando a importância da cooperação institucional na capacitação dos vereadores.
“O Amazonas tem 750 vereadores – 41 na capital e o restante no interior. Sabemos o quanto é desafiador exercer o mandato nas regiões mais distantes. Por isso, valorizar e qualificar esses legisladores é uma prioridade. A UVB-AM vem para somar nesse processo”, destacou o presidente da Aleam.
O governador Wilson Lima também prestigiou o evento e elogiou a atuação do presidente Roberto Cidade em prol do municipalismo.
“Roberto Cidade é um parlamentar que conhece de perto as dificuldades dos legisladores do interior. Sua iniciativa com o Feclam já é um legado, e agora, com a criação da UVB-AM, temos mais um importante instrumento de apoio ao trabalho dos vereadores. Parabenizo o vereador Diego Afonso pela missão que assume e me coloco à disposição para contribuir com essa causa”, afirmou o governador.
Sobre a UVB-AM
Criada em 1964, a União dos Vereadores do Brasil é a mais antiga e representativa entidade nacional voltada exclusivamente ao fortalecimento do Poder Legislativo Municipal. Presente em todos os estados brasileiros, reúne mais de 57 mil vereadores e 5.568 câmaras municipais.
Com a criação da seccional no Amazonas, a UVB passa a atuar diretamente com os 750 vereadores dos 62 municípios amazonenses, promovendo maior articulação, capacitação e apoio institucional.
Entre os objetivos da entidade estão: fomentar a formação continuada dos parlamentares, promover o fortalecimento das câmaras municipais, atuar em frentes temáticas como educação, saúde, empreendedorismo, habitação e transparência, além de ampliar a representatividade dos vereadores nas discussões estaduais e nacionais.
“O desafio agora é fortalecer o legislativo municipal em todo o Amazonas. Vamos trabalhar pela qualificação dos nossos vereadores, interiorizar os debates importantes e colocar o legislador municipal no protagonismo que ele merece. A UVB-AM é a primeira seccional da Região Norte e será referência para os demais estados”, declarou o presidente da UVB-AM, vereador Diego Afonso.
A posse da nova diretoria contou com representantes de diversas regiões do Estado, incluindo vereadores dos municípios de Santa Isabel do Rio Negro, Beruri, Borba, Alvarães, Urucará, Apuí, Autazes, Maués, Itacoatiara, Novo Aripuanã, Caapiranga e Carauari.



 
                                    

