Em Parintins, o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), executado pelo Governo do Amazonas por meio da UGPE e Sedurb, dará início a obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário que devem trazer impactos diretos para a qualidade de vida da população e para a valorização do mercado imobiliário local.
O projeto prevê água tratada para 100% da sede urbana e implantação de sistemas que permitirão, pela primeira vez, o tratamento de até 25% do esgoto da cidade. Serão construídos reservatórios, estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto, além da instalação de cerca de 34 quilômetros de tubulações e melhorias na drenagem urbana. Bairros como Santa Clara, Santa Rita de Cássia, Palmares, Francesa, Centro e Castanheiras estão entre os contemplados.

Estudos do Instituto Trata Brasil apontam que imóveis localizados em áreas com acesso integral a água e esgoto podem ter valorização de até 15%. Segundo o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, o novo sistema elimina o despejo irregular de efluentes em sarjetas e representa um marco para a infraestrutura da cidade.
Atualmente, Parintins já possui 60% da rede de água instalada e nove poços em funcionamento. Com os novos reservatórios, a previsão é de que ainda neste ano a população tenha fornecimento contínuo de água, 24 horas por dia, sete dias por semana.
As obras do Prosai Parintins reforçam não apenas a modernização urbana, mas também a valorização dos imóveis e o bem-estar da população.




