segunda-feira, outubro 13, 2025
InícioBrasilBrasil registra 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol

Brasil registra 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol

O Brasil investiga 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde neste domingo (5). Desses, 16 já foram confirmados, sendo 14 em São Paulo e 2 no Paraná.

O estado de São Paulo concentra a maioria das notificações, com 178 casos em investigação e 14 confirmados. Outros 13 estados também registraram notificações: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Na Bahia e no Espírito Santo, os casos notificados foram descartados. No Ceará, foi registrado o primeiro caso suspeito.

Até o momento, foram contabilizados 15 óbitos, sendo que duas mortes já estão confirmadas em São Paulo. As demais estão sob investigação. Os óbitos ocorreram em São Paulo (7), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1) e Ceará (1).

Medidas de resposta e distribuição do antídoto

O Ministério da Saúde informou que iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, que funciona como antídoto em casos de intoxicação por metanol, para os estados que solicitaram reforço de estoque.

Nesta primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas para cinco estados:

  • Pernambuco: 240

  • Paraná: 100

  • Bahia: 90

  • Distrito Federal: 90

  • Mato Grosso do Sul: 60

Essas unidades fazem parte de um lote de 4,3 mil ampolas fornecidas por hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Intoxicação por metanol: sintomas e urgência

A intoxicação por metanol é considerada uma emergência médica grave, já que a substância é transformada no organismo em compostos altamente tóxicos — como formaldeído e ácido fórmico — que podem causar danos severos e até a morte.

Os principais sintomas incluem:

  • Visão turva ou perda de visão (podendo levar à cegueira)

  • Mal-estar geral, como náuseas, vômitos e dores abdominais

  • Sudorese intensa

Quem ingerir bebida alcoólica suspeita e apresentar esses sinais deve procurar atendimento médico imediatamente. Também é recomendado entrar em contato com os centros de controle de intoxicação.

No Brasil, o Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001) e o Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI-SP) (5012-5311 ou 0800-771-3733) oferecem orientação gratuita, além de outros centros regionais (CIATox) disponíveis em todo o país.

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui