quarta-feira, outubro 15, 2025
InícioAmazonasSedecti destaca importância da Zona Franca de Manaus em reunião com representantes...

Sedecti destaca importância da Zona Franca de Manaus em reunião com representantes da embaixada da Argentina

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) apresentou, nesta terça-feira (14/10), a importância do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) a representantes da embaixada da Argentina no Brasil, Joaquin Coniglio e Patrício Violini. O encontro abordou o histórico, os incentivos fiscais e os impactos econômicos da ZFM, além de discutir o cenário da reforma tributária.

Durante a reunião, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Gustavo Igrejas, destacou a trajetória da Zona Franca em três fases: o início marcado pelo comércio intenso, após o Decreto-Lei nº 288/1967; o período de verticalização, iniciado em 1975; e a adoção dos Processos Produtivos Básicos (PPBs) na década de 1990.

Igrejas ressaltou a capacidade de resiliência do modelo amazônico. “Mostramos toda a história da ZFM e destacamos a confiança que o investidor mantém em Manaus. Mesmo diante das crises, o polo continua crescendo, o que é comprovado pelos números de projetos aprovados este ano”, afirmou.

Entre janeiro e agosto de 2025, o faturamento do Polo Industrial de Manaus atingiu US$ 26,1 bilhões. Os principais segmentos foram bens de informática (21,12%), duas rodas (20,10%) e eletroeletrônicos (16,64%), com destaque para motocicletas, televisores e aparelhos de ar-condicionado tipo split.

O secretário argentino Joaquin Coniglio demonstrou interesse em ampliar parcerias com o estado do Amazonas. “Buscamos estreitar os laços comerciais, turísticos e culturais entre a Argentina e o Amazonas, identificando oportunidades de cooperação e novos investimentos”, disse.

O modelo da Zona Franca de Manaus também foi apresentado como exemplo de desenvolvimento sustentável, com 97% da floresta amazônica preservada e geração contínua de empregos diretos e indiretos.

Participaram ainda da reunião os técnicos do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice), Sidnei Magalhães e Guilherme Vilagelim, e o assessor da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Jorge Vasques.

Foto: Angelo Vinicius / Sedecti

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui