Uma ação coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM) resultou na desarticulação de um núcleo jurídico e operacional de uma facção criminosa com atuação no estado do Amazonas. A operação, denominada Operação Roque, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (6/11) e cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão em residências de investigados em Manaus.

De acordo com as investigações, o grupo tinha como finalidade intermediar comunicações ilícitas entre lideranças internas e externas no sistema prisional, além de facilitar ordens criminosas de caráter interestadual e transnacional. Profissionais com acesso ao sistema prisional foram identificados replicando bilhetes, deliberações e transferindo recursos para manter a hierarquia da organização tanto dentro como fora dos presídios.
Durante a ação foram apreendidos equipamentos eletrônicos, mídias digitais, documentos e valores em espécie que passarão por análise pericial. A operação conta com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) para assegurar o respeito aos direitos constitucionais e prerrogativas dos investigados.
A FICCO/AM reúne a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil do Amazonas, a Polícia Militar do Amazonas, a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Amazonas e a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, com o objetivo de fortalecer a integração das forças de segurança no combate ao crime organizado.
A desarticulação desse núcleo representa um avanço significativo no enfrentamento à criminalidade organizada no estado e reduz a capacidade de ação da facção no sistema penitenciário e em seus desdobramentos interestaduais.




