sábado, fevereiro 21, 2026
InícioAmazonasSeminário Internacional de Telessaúde e Telenfermagem da UEA destaca inovação e conectividade...

Seminário Internacional de Telessaúde e Telenfermagem da UEA destaca inovação e conectividade na saúde amazônica

Com foco em fortalecer o uso da tecnologia como aliada no cuidado em saúde na Amazônia, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou, nos dias 4 e 5 de novembro, o Seminário Internacional de Telessaúde e Telenfermagem: Conectividade sustentável para a saúde amazônica. O evento, sediado na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), reuniu especialistas, gestores, pesquisadores e estudantes para discutir soluções inovadoras que ampliem o acesso aos serviços de saúde em regiões de difícil alcance.

Promovido pela Telessaúde UEA, por meio da Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (Uddae/UEA), o encontro reforçou o papel estratégico da telessaúde e da telenfermagem como ferramentas de inclusão digital e sustentabilidade. A programação contou com palestras, debates e a Mostra de Experiências e Vídeos de Telessaúde, que apresentou iniciativas inovadoras desenvolvidas em diferentes municípios do Amazonas.

Representando o reitor da UEA, professor doutor André Zogahib, a coordenadora da Uddae, professora doutora Adriana Taveira, destacou que o evento consolida a integração entre ensino, pesquisa e inovação em saúde digital.

“A iniciativa reforça o protagonismo dos estudantes e o trabalho coletivo entre docentes e profissionais da rede, que tornam possível o avanço das ações de ensino, pesquisa e inovação na área da saúde. A gestão tem demonstrado compromisso em apoiar projetos que aproximam tecnologia, cuidado e formação humana — pilares fundamentais para o futuro da saúde amazônica”, afirmou.

A coordenadora do evento e pedagoga da Uddae, professora doutora Cássia Silva, lembrou que a UEA foi uma das cinco universidades pioneiras na implantação da Telessaúde no Brasil, em 2006, e segue como referência nacional.

“Sabíamos que seria um grande desafio, mas também que era possível, porque contávamos com a dedicação dos coordenadores locais nos municípios. Este evento representa a consolidação de um trabalho coletivo e de longo prazo, que une profissionais, gestores e estudantes em prol da saúde digital amazônica”, destacou.

Alcance internacional

O seminário também reforçou sua projeção global com a participação virtual do professor doutor Manuel Grandal e da doutora María Victoria Rolando, da Rede de Telessaúde de Madri (Espanha), que apresentaram a conferência “Telessaúde Rede Madrid”. A troca de experiências entre Brasil e Europa ampliou o diálogo sobre conectividade e inclusão digital em saúde, fortalecendo o papel da UEA como referência em inovação na Amazônia.

Os participantes também acompanharam a palestra “A Telenfermagem como elo humano — cuidado, acolhimento e o resgate da conexão na saúde da Amazônia”, ministrada pela professora mestre Cristina Douberin, da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Mostra científica

Durante o evento, foram apresentados 47 trabalhos científicos, que abordaram desde o uso de Inteligência Artificial (IA) em processos de consulta e diagnóstico até novas estratégias de comunicação para os atendimentos em telessaúde. As pesquisas foram exibidas presencialmente, em Manaus, e de forma remota para os municípios do interior. Os três melhores trabalhos receberam premiação na cerimônia de encerramento.

Também participaram da mesa de abertura a professora doutora Gisele Rocha, coordenadora do curso de Enfermagem; a professora mestre Eliana Marques, presidente da Comissão Científica; o enfermeiro Leidson Rodrigues, coordenador do Telessaúde Barreirinha; o acadêmico Ítalo de Andrade, representante do Diretório Acadêmico de Saúde (DAS); e a diretora-executiva do Centro Acadêmico de Enfermagem, Yauane Guerreiro.

Acesse nosso canal no youtube Programa Olho Aberto Parintins

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui