A Polícia Federal deflagrou, nessa última terça-feira (11/11), em Manaus, a Operação Firewall, voltada ao combate de crimes de abuso sexual infantojuvenil. A ação teve como objetivo cumprir um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal, em investigação sobre o armazenamento e a divulgação de imagens e vídeos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes.
Durante o cumprimento da medida, os agentes apreenderam equipamentos eletrônicos que serão periciados para identificar o volume de material ilícito e possíveis conexões com outros envolvidos. As investigações apontam que os arquivos eram compartilhados por meio de redes sociais e remontam ao período entre 2016 e 2024.
Segundo a Polícia Federal, o investigado poderá responder por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tipifica como infrações graves a posse, o compartilhamento e a produção de conteúdo de exploração sexual infantil.
A corporação destacou ainda a importância da conscientização de pais e responsáveis sobre o uso seguro da internet por menores de idade, alertando para os riscos de exposição em redes sociais, aplicativos e jogos online.
Com a Operação Firewall, a Polícia Federal reforça o compromisso de combater a violência sexual contra crianças e adolescentes, desmantelar redes de compartilhamento ilegal e assegurar a responsabilização dos envolvidos nesses crimes.




