Referência em cirurgias ortopédicas no estado, o Hospital Adriano Jorge (FHAJ) celebra, nesta quinta-feira (13/11), 22 anos de atuação como fundação, com mais uma marca histórica. Somente em 2025, de janeiro a outubro, a unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) já realizou 7.788 cirurgias nas mais variadas especialidades, um aumento de quase 30% comparado a 2024, quando foram feitos em 12 meses 7.300. No mesmo período, também houve aumento de 15% no número de atendimentos ambulatoriais.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, os últimos avanços alcançados consolidam o papel estratégico da FHAJ como unidade de referência e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS), no estado.
“Isso é reflexo dos investimentos que o Governo do Amazonas vem fazendo para ampliar a capacidade de resolutividade dos hospitais e a FHAJ está entre os carros-chefes da mudança. O governador Wilson Lima autorizou e, no momento, estamos em plena fase de ampliação da oferta de cirurgias ortopédicas e cirurgias gerais na unidade para reduzir o tempo de espera no SUS”, disse Nayara.

Foto: Amanda Amorim/FHAJ e Evandro Seixas /SES-AM
Em um ano, a média de cirurgias na FHAJ saiu de 608 para 780 por mês, aumento de 28,3%. Já as consultas ambulatoriais chegaram a 53.153 até outubro, quando nos 12 meses de 2024 foram 46.343, superando em cerca de 15% a média mensal do ano anterior.
A unidade também registrou, até outubro, 110.826 atendimentos de fisioterapia, com média mensal de 11 mil atendimentos.
O diretor-presidente da FHAJ, médico Ayllon Menezes, destacou o empenho do Governo do Amazonas em investir constantemente em melhorias para a unidade, que atualmente conta com 182 leitos.

Foto: Amanda Amorim/FHAJ e Evandro Seixas /SES-AM
“A Fundação Hospital Adriano Jorge sempre se empenhou em oferecer serviços de qualidade, contando com uma equipe de profissionais de excelência e priorizando a humanização no atendimento. Nos últimos anos, com os investimentos realizados pelo Governo do Estado, a FHAJ tem se destacado no cenário da saúde pública”, afirmou o diretor-presidente.
Um dos avanços, destaca o diretor, foi o lançamento, em junho, pelo governador Wilson Lima do mutirão de cirurgias Opera+ Amazonas. Por meio do mutirão já foram realizadas 435 cirurgias ortopédicas e 2.055 cirurgias gerais (hérnia e vesícula) na FHAJ, reduzindo o tempo de espera para os pacientes que aguardam esses procedimentos no Sistema de Regulação.

Foto: Amanda Amorim/FHAJ e Evandro Seixas /SES-AM
Histórico
A FHAJ, na qual destaca o diretor da unidade, possui um histórico de dedicação à saúde no Amazonas. “Iniciou como sanatório, em 1953, depois passou a funcionar como Hospital Geral. Desde que se tornou Fundação, em 2003, a unidade vem ampliando seus serviços médicos, graças ao trabalho incansável dos profissionais de saúde e do corpo administrativo”, contou.
A FHAJ também é referência por meio do Centro Especializado de Assistência Farmacêutica (CEAF), que se destaca na farmácia de alto custo, dispensando, mensalmente, cerca de 104.852 medicamentos, entre eles, comprimidos e injetáveis para pacientes do SUS com doenças crônicas e raras no estado.
Além da assistência, a Fundação atua na formação de profissionais em Medicina. A Residência Médica da unidade iniciou suas atividades em 2004 e possui cinco programas, entre eles, anestesiologia, ortopedia, clínica médica, otorrinolaringologia e cirurgia geral. Desde então, já capacitou mais de 300 médicos especialistas, oferecendo conhecimentos, habilidades e técnicas para atuação qualificada nas diversas áreas da rede pública de saúde do Amazonas.




