O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), ressaltou, nesta terça-feira (18/11), a importância da recuperação da primeira etapa da AM-010 para a mobilidade e o desenvolvimento econômico do Médio Amazonas. A obra, entregue pelo Governo do Estado no último sábado, contempla 142 quilômetros entre o Km 110 e o Km 252 da rodovia.
Segundo o parlamentar, a modernização do trecho traz benefícios diretos não apenas para os municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara, mas também para cidades como Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba, que dependem da estrada para escoamento de produção e deslocamentos diários.
“Estive na entrega do primeiro trecho da AM-010 e vi o povo feliz. A população, que antes levava seis horas para chegar a Manaus, agora fará esse trajeto em três horas. Essa obra vai melhorar o ir e vir da população, mas não só isso: vai melhorar a logística do agricultor, do produtor rural e vai beneficiar na geração de emprego e renda. São obras como essa que realmente mudam a vida das pessoas”, afirmou.
A reforma faz parte do projeto de modernização completa da AM-010, que possui 250,40 quilômetros de extensão total. O investimento é de R$ 515,7 milhões, com geração de mais de 10 mil empregos diretos e indiretos ao longo da execução. De acordo com o governo estadual, a conclusão de toda a obra está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.
Entre os serviços realizados no trecho já entregue estão terraplenagem, pavimentação integral, implantação de drenagem superficial e profunda, correção de áreas com erosão e alargamento da plataforma viária, ações que elevam o padrão de segurança e trafegabilidade da rodovia.




