O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), comemorou os 20 anos de atuação da Escola do Legislativo Senador José Lindoso destacando o papel estratégico da instituição na formação cidadã, na qualificação de servidores públicos e na oferta de programas educacionais gratuitos para a população. Durante a celebração, o parlamentar reafirmou o compromisso de ampliar os serviços e fortalecer os projetos que tornaram a Escola uma referência nacional.
Ao longo de duas décadas, a Escola do Legislativo já formou cerca de 400 mil pessoas por meio de cursos, palestras, ações itinerantes e iniciativas voltadas à educação e cidadania. Entre os programas mais consolidados estão o Parlamento Jovem, Conhecendo o Legislativo, Cidadão de Berço, Educando pela Cultura, Educando pelo Amazonas e o Educa Aleam — este último lançado na atual gestão.

Roberto Cidade destacou o sucesso do “Aleam Educa”, realizado neste ano para apoiar estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Foram cinco sábados de aulas para mais de 1,5 mil alunos, que puderam se aprofundar em língua portuguesa, inglesa e redação. Em 2026, vamos aperfeiçoar ainda mais nossos programas e expandir os serviços oferecidos gratuitamente pela Escola”, afirmou.
Criada em 29 de novembro de 2005, na gestão do então presidente Belarmino Lins, a Escola do Legislativo nasceu com o propósito de qualificar servidores e aproximar o Parlamento da população. Desde então, sua atuação tem se estendido ao interior do estado, alcançando novos públicos e ampliando o impacto das ações educacionais.
O diretor da Escola, Jander Lasmar, destacou a expansão nos últimos dois anos. Segundo ele, as atividades chegaram a 22 municípios e beneficiaram mais de 23 mil pessoas. “Trabalhamos não apenas com estudantes, mas também com vereadores, assessores e agentes políticos do interior, oferecendo capacitação para fortalecer a atuação pública em benefício da sociedade”, ressaltou.
Um dos homenageados durante a cerimônia pelos 20 anos da instituição, o diretor-geral da Aleam, Wander Mota, celebrou o crescimento da Escola e o apoio recebido do Parlamento. “A Escola do Legislativo se fez presente na vida do povo amazonense. A atual gestão tem incentivado a ampliação dos cursos e a abertura das portas da instituição para servidores, seus dependentes e a população. É uma honra acompanhar essa trajetória”, afirmou.
A celebração reforçou o papel da Escola do Legislativo como um dos principais instrumentos de formação cidadã do Amazonas, consolidando seu compromisso com a educação, a qualificação profissional e a aproximação entre Parlamento e sociedade.




