Na noite de domingo (7) e madrugada de segunda-feira (8), a capital amazonense foi atingida por um forte temporal que mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) — entre 20h e 8h, a corporação registrou 45 ocorrências distribuídas por todas as zonas de Manaus.
A maioria dos chamados — 33 — foi devido a queda ou corte de árvores, reflexo dos ventos fortes e do volume de chuva. Também houve registros de destelhamentos, salvamentos, resgates de pessoas presas em elevador, além de casos isolados de alagamento, presença de animal em via pública, incêndio em rede elétrica e incêndio em veículo.
O atendimento intenso evidencia a importância dos serviços de emergência durante eventos climáticos extremos. Em 2025, o CBMAM ampliou sua capacidade de resposta com a implantação de bases permanentes em municípios que antes não contavam com estrutura fixa — por meio de seus Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs).
A corporação reforça que a população deve manter atenção redobrada em momentos de chuva intensa e ventos, evitando áreas com árvores instáveis, fiações expostas ou locais sujeitos a alagamento. Em emergências, o número de contato é o 193.




