quinta-feira, janeiro 15, 2026
InícioAmazonasApreensão recorde: Polícia Militar do Amazonas retira 28 toneladas de drogas de...

Apreensão recorde: Polícia Militar do Amazonas retira 28 toneladas de drogas de circulação em 2025

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) alcançou, em 2025, o maior volume de apreensão de drogas já registrado pela corporação. Ao longo do ano, 28 toneladas de entorpecentes foram retiradas de circulação em todo o estado, o que representa um aumento de 25% em comparação com 2024, quando foram apreendidas 22,5 toneladas.

O resultado consolida uma sequência histórica de crescimento nas ações de combate ao tráfico de drogas no Amazonas. Nos últimos cinco anos, as apreensões somaram 7,6 toneladas em 2021; 16,6 toneladas em 2022; e 16,9 toneladas em 2023, sendo 2025 o ano com o maior volume já alcançado.

Do total apreendido entre janeiro e dezembro de 2025, 14,8 toneladas correspondem à maconha do tipo skunk, seguida por 6,9 toneladas de maconha, 5,3 toneladas de cocaína e outras drogas, como oxi, pasta-base de cocaína, cetamina, crack, ecstasy e haxixe.

De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, os números refletem os investimentos realizados pelo Governo do Amazonas em tecnologia, equipamentos, ampliação do efetivo e uso de informações estratégicas de inteligência.

“Estamos avançando a cada ano na apreensão de entorpecentes, em um claro trabalho de combate ao tráfico e ao narcotráfico. Nossas equipes atuam diariamente para levar mais segurança à população, e os resultados comprovam a eficiência desse trabalho”, destacou o comandante.

Apreensão histórica

Um dos marcos de 2025 ocorreu em 1º de junho, quando foi registrada a maior apreensão de drogas da história do Amazonas: 6,5 toneladas de entorpecentes. A ação foi realizada pela Companhia de Operações Especiais (COE), nas proximidades do município de Manacapuru, com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (Ficco/AM), da Polícia Federal no Amazonas (PF/AM) e da Dirandro, da Polícia Nacional do Peru.

Na mesma ocorrência, também foram apreendidos sete fuzis, duas metralhadoras, uma lancha com seis motores, 5.698 munições, 102 carregadores, um lançador de granadas, além de celulares e R$ 2,5 mil em espécie.

Produtividade em alta

Além do recorde na apreensão de drogas, a PMAM encerrou 2025 com avanços expressivos em outras frentes de atuação. Foram capturados 1.135 foragidos da Justiça, um crescimento de 69% em relação a 2024, além do cumprimento de 673 mandados de prisão.

O número de prisões em flagrante também apresentou crescimento significativo, com mais de 5,2 mil prisões realizadas em 2025, aumento de 30% em comparação ao ano anterior. Ainda foram apreendidas cerca de 1,3 mil armas brancas e 49 coletes balísticos.

Segundo o comandante-geral, os resultados estão diretamente ligados ao uso de tecnologias como o Paredão de reconhecimento facial, ao georreferenciamento criminal e ao planejamento estratégico das operações policiais.

“Investimos em qualificação da ação policial, com menos abordagens aleatórias e mais intervenções direcionadas, utilizando dados e inteligência para empregar nosso efetivo de forma mais eficiente”, concluiu o coronel Klinger Paiva.

FOTO: Arquivo / PMAM

Acesse nosso canal no youtube Programa Olho Aberto Parintins

- Publicidade -spot_img

Siga nossas Redes

Últimas Notícias

- Publicidade -spot_img
spot_img

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui